Resumo da aula de PCom (24/02)
Postado em Psicologia Comunitária
Histórico
e fundamentos - Silvia Lane
-Década de 70: questionamento da Psicologia - atuação no Brasil.
-1968: questionamento da prática do psicólogo.
-Psicologia Comunitária: tem origem nos EUA – população carente e atuação de
cunho assistencial e manipulativo. Este modelo não se encaixou no Brasil (a igreja
católica teve grande participação para contrariar este modelo manipulativo).
-Década de 60/70: Paulo Freire
– educação popular (alfabetização), Psicologia do Oprimido. Atuava com a
população menos favorecida. Era contra a educação bancária (sem crítica ou
reflexão sobre o assunto apresentado; as pessoas apenas aceitavam o que o
professor falava: manipulação). Propunha uma educação libertadora através de
reflexões. A alfabetização necessitava de um tema gerador (tema que a pessoa
conhecesse / conhecimento prático -
experiências vividas), e a partir dele poderia gerar uma conscientização
da realidade (conhecer a si mesmo e suas condições de vida). O professor
deveria atuar como mediador/facilitador, não é detentor do conhecimento.
-1981: encontro: prevenção de
saúde mental (postos de saúde, igrejas) e educação popular.
-Questionamento: o que é
comunidade? Na época era apenas direcionado para a saúde. Comunidade são pessoas
com algo em comum; união; território.
-1988: relato de experiências
e trabalhos comunitários na zona rural. A Psicologia tinha como foco pessoas/grupos/sujeito
(trabalho na comunidade feito em grupo: observação das relações sociais e
regras de convivência). A saúde passou a ser vista como condição social, não apenas
de sobrevivência (ampliação do papel do psicólogo, que sai do técnico “fazer
por fazer” e passa para o “olhar para um indivíduo como um todo” -
subjetividade).
Conclusões:
-Busca de uma sistematização
teórica.
-O grupo como condição de
trabalho.
-Busca pelo conhecimento da
realidade.
-Autorreflexão e ação conjunta
e organizada (unir conhecimento da Psicologia e da comunidade).
-Resgate da identidade e por
si (reflexão, conscientização, subjetividade).
-Trabalho com linguagem e
representações grupais.
-Psicologia comunitária: “estudar as condições (internas e externas)
ao homem, que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeito em
uma comunidade”.
Texto utilizado em aula:
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