quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
fev
2015
25
Histórico
e fundamentos - Silvia Lane
-Década de 70: questionamento da Psicologia - atuação no Brasil.
-1968: questionamento da prática do psicólogo.
-Psicologia Comunitária: tem origem nos EUA – população carente e atuação de
cunho assistencial e manipulativo. Este modelo não se encaixou no Brasil (a igreja
católica teve grande participação para contrariar este modelo manipulativo).
-Década de 60/70: Paulo Freire
– educação popular (alfabetização), Psicologia do Oprimido. Atuava com a
população menos favorecida. Era contra a educação bancária (sem crítica ou
reflexão sobre o assunto apresentado; as pessoas apenas aceitavam o que o
professor falava: manipulação). Propunha uma educação libertadora através de
reflexões. A alfabetização necessitava de um tema gerador (tema que a pessoa
conhecesse / conhecimento prático -
experiências vividas), e a partir dele poderia gerar uma conscientização
da realidade (conhecer a si mesmo e suas condições de vida). O professor
deveria atuar como mediador/facilitador, não é detentor do conhecimento.
-1981: encontro: prevenção de
saúde mental (postos de saúde, igrejas) e educação popular.
-Questionamento: o que é
comunidade? Na época era apenas direcionado para a saúde. Comunidade são pessoas
com algo em comum; união; território.
-1988: relato de experiências
e trabalhos comunitários na zona rural. A Psicologia tinha como foco pessoas/grupos/sujeito
(trabalho na comunidade feito em grupo: observação das relações sociais e
regras de convivência). A saúde passou a ser vista como condição social, não apenas
de sobrevivência (ampliação do papel do psicólogo, que sai do técnico “fazer
por fazer” e passa para o “olhar para um indivíduo como um todo” -
subjetividade).
Conclusões:
-Busca de uma sistematização
teórica.
-O grupo como condição de
trabalho.
-Busca pelo conhecimento da
realidade.
-Autorreflexão e ação conjunta
e organizada (unir conhecimento da Psicologia e da comunidade).
-Resgate da identidade e por
si (reflexão, conscientização, subjetividade).
-Trabalho com linguagem e
representações grupais.
-Psicologia comunitária: “estudar as condições (internas e externas)
ao homem, que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeito em
uma comunidade”.
Texto utilizado em aula:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: