quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

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Resumo da aula de PCom (24/02)

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Histórico e fundamentos - Silvia Lane

-Década de 70: questionamento da Psicologia - atuação no Brasil. 

-1968: questionamento da prática do psicólogo. 

-Psicologia Comunitária: tem origem nos EUA – população carente e atuação de cunho assistencial e manipulativo. Este modelo não se encaixou no Brasil (a igreja católica teve grande participação para contrariar este modelo manipulativo).

-Década de 60/70: Paulo Freire – educação popular (alfabetização), Psicologia do Oprimido. Atuava com a população menos favorecida. Era contra a educação bancária (sem crítica ou reflexão sobre o assunto apresentado; as pessoas apenas aceitavam o que o professor falava: manipulação). Propunha uma educação libertadora através de reflexões. A alfabetização necessitava de um tema gerador (tema que a pessoa conhecesse / conhecimento prático -  experiências vividas), e a partir dele poderia gerar uma conscientização da realidade (conhecer a si mesmo e suas condições de vida). O professor deveria atuar como mediador/facilitador, não é detentor do conhecimento.
-1981: encontro: prevenção de saúde mental (postos de saúde, igrejas) e educação popular.
-Questionamento: o que é comunidade? Na época era apenas direcionado para a saúde. Comunidade são pessoas com algo em comum; união; território.
-1988: relato de experiências e trabalhos comunitários na zona rural. A Psicologia tinha como foco pessoas/grupos/sujeito (trabalho na comunidade feito em grupo: observação das relações sociais e regras de convivência). A saúde passou a ser vista como condição social, não apenas de sobrevivência (ampliação do papel do psicólogo, que sai do técnico “fazer por fazer” e passa para o “olhar para um indivíduo como um todo” - subjetividade).

Conclusões:
-Busca de uma sistematização teórica.
-O grupo como condição de trabalho.
-Busca pelo conhecimento da realidade.
-Autorreflexão e ação conjunta e organizada (unir conhecimento da Psicologia e da comunidade).
-Resgate da identidade e por si (reflexão, conscientização, subjetividade).
-Trabalho com linguagem e representações grupais.


-Psicologia comunitária: “estudar as condições (internas e externas) ao homem, que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeito em uma comunidade”.


Texto utilizado em aula:

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