terça-feira, 10 de março de 2015
mar
2015
10
Tensões na relação comunidade-profissional
-Propostas
da autora: trabalhar com profissionais externos e a comunidade. Compreensão das
possíveis tensões entre os processos de participação e conscientização dos
trabalhos comunitários; Compreensão sobre o que acontece no dia-a-dia, sobre os
significados que atribuem à vida que têm e sobre o tipo de relação que
estabelecem com os demais, durante o processo de intervenção; Profissionais
externos e o grupo autóctone dos moradores e/ou representantes e líderes
comunitários.
-A
avaliação das relações dos atores, para poder compreender em que medida os
processos de suscetíveis de mudança a partir das interações estabelecidas e dos
sentidos de comunidade que as pessoas vão construindo, criando, reiterando e
fortalecendo;
-Ou,
redefine, alteram, enfraquecem e negam como decorrência dos laços interpessoais
que constroem e dos resultados que suas ações produzem, seja na perspectiva
individual ou coletiva.
-Toda
prática comunitária está relacionada a agentes comunitários e intervenções
psicossociais.
-Os
programas devem ser eficazes e efeitos produzidos junto às populações (a
população deve reconhecer/viver os benefícios dos programas).
-É
importante garantir que tenham a perspectiva da Psicologia Social Comunitária:
as necessidades vividas e sentidas e os compromissos decorrentes disso; a
adoção de estratégias de intervenção guiadas pelo foco da melhoria de vida das
pessoas, tomando-as como referência para isso, e ações e intervenções
comunitárias que tenham importância e sentido na vida das pessoas e da sua
comunidade (as pessoas têm que se sentir responsáveis pelo local).
-Os
profissionais devem ter compromisso e consciência da implicação social deles e
dos projetos de intervenção.
-Os
programas devem ter: (1) compromisso por parte dos profissionais e devem ser
capacitados com qualidade também estar (2) implicados com a realidade social e com
os problemas concretos da população, com a sociedade e com a profissão.
-Sua
implantação, desenvolvimento e consolidação das práticas de intervenção
psicossocial deve se considerar à própria dinâmica interna das práticas, como
as relações estabelecidas entre os participantes e aqueles ligados aos
objetivos para a realização dos trabalhos comunitários.
-Psicologia
Social Comunitária: organizar a população em torno dos seus direitos básicos
para construção de uma vida digna e justa (compreensão sobre o que acontece com
as pessoas no dia-a-dia, significado que dão ao que acontece na vida, relação
que estabelecem com os demais para que as práticas possam avançar em direção
aos objetivos e compromissos).
-PSC:
trabalha com a comunidade e com profissionais.
-Há
aspectos intrínsecos nas relações.
-Potencializar
a construção de redes mais solidárias e comunitárias de convivência.
-Identificar
problemas dentro da equipe que interfere no andamento do trabalho.
Desafios:
-Impactos
e importância que os trabalhados têm na vida de todos: ganhos e fracassos;
-Desafio
ligado ao compromisso e aliança presentes na proposta de ação comunitária;
-Buscar
uma delimitação ou posicionamento consensual – nas perspectivas individual e
grupal;
-Tensões
nas relações profissional – comunidade e repercussões na vida cotidiana.
-Práticas
psicossociais passam por conscientização e participação. Processo de
conscientização: como se constrói a consciência na vida cotidiana a partir das práticas
de intervenção psicossocial e como pode ser apreendida;
-Projeto
político: projeto de ação / criado junto à comunidade.
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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Muito bom o blog! Obrigada!
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