Resumo da aula de EI (23/04)
Postado em Educação inclusiva
Perigoso e violento
-Papel
da mídia: narrar, expressa valores, enunciação.
-Adolescência:
período em que o processo psicossociológico de transição entre inf e idd adt
depende das circunstâncias sociais.
Evolução da legislação
1830:
código criminal do império (casas de correção).
1927:
código de menores (efeitos da ausência, tutela do Estado, retirada do Pátrio
Poder).
1979:
novo código de menores (ditadura, doutrina da segurança, FUNABEM, FEBEM).
1990:
ECA (Doutrina da proteção integral - antes de 18 anos é inimputável. Menor não
infrator, em conflito com a lei, merece cuidado e orientação). Medidas
socioeducativas: 1-advertência; 2-reparação de danos; 3-prestação de serviços;
4-L.A. (liberdade assistida); 5-regime de semiliberdade; 6-internação.
-Jornal:
indicador de visão do mundo [2.95 reportagens, 30 cartas/artigos, 271 no
caderno de segurança, 62% crimes(1)/tráfico(4), sistema socioeducativo -
ECA(2), medidas(3)].
-Termos:
menores infratores, delinquentes, pivetes, bandidos, trombadinhas.
Pesquisa do IPEA – 2002
23,3
milhões - adl (15%).
9.555
privados de liberdade.
2,88
para cada 10.000.
7,4
no Espírito Santo.
70%
roubos, furtos.
30%
delitos graves.
Na
imprensa: adolescência.
-Estigma;
prática do ato é algo definitivo; constituição do sujeito-laços; defesa de
rigidez.
Aspectos:
Aspectos:
-Imaturidade,
influência no adt, carentes de controle, imaturos para decidir, indicadores de
potencialidade, caráter de bandido, futuro negado.
0 comentários: