sábado, 4 de abril de 2015
abr
2015
4
-ID, ego e superego (dar
concretude a algo simbólico) – aparelho topográfico.
-1ª tópica: consciente, pré
consciente.
-2ª tópica: ID, Ego e
Superego.
Consciente
-Experiências do dia a dia (eu
sou).
-Tem contato com a realidade
externa / recebe os estímulos da realidade (concretos e subjetivos).
-A partir desse contato,
estabelecemos relações de afeto /amor.
-Área mais superficial.
-Sentimentos que atingem o
contato físico (percepção).
-Prazer e desprazer /
quantitativo ou qualitativo.
-O prazeroso pode ser
reprimido.
-Ideia é diferente de
sentimento.
-O reprimido no inconsciente é
a ideia e o afeto associado, não o sentimento/desejo e repressão.
Pré-consciente
-Vinculação entre o reprimido
e um possível insight pode recuperar um conteúdo. Predominantemente a questão
auditiva faz esse link. Fornecendo vínculos intermediários através da análise,
trazemos conteúdos para o pré-consciente.
-Psicose é o inconsciente a
céu aberto.
-ID:
pulsões e desejos; Ego: Eu; Superego: instância crítica.
Ego
-Nosso Eu.
-Inicia no sistema perceptivo.
-Está em contato com a realidade e com o ID.
-Aplica a influência do mundo externo ao ID.
-Esforça-se para substituir o princípio do
prazer.
-Regido pelo princípio da realidade.
-Desempenha o papel que ao ID pertence ao
instinto.
-É corporal.
-Quando a mãe dá banho no bebê, delimita o ego
fisicamente.
-Dor é uma forma de perceber o corpo. É uma
projeção da superfície / projeção de algo psíquico no corpo.
-Ego é um precipitado de lutos.
-Existem tendências morais.
-É o representante do mundo externo.
ID
-Desconhecido.
-Inconsciente.
-Destaca-se pelas resistências e repressões.
-Regido pelo princípio do prazer (busca prazer
e evita desprazer).
Superego
-Formado a partir da diferenciação em contato
com o ID.
-Regra internalizada, mesmo na ausência de que
a colocou.
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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