sábado, 23 de maio de 2015
mai
2015
23
Comunicação e liderança
-Usar feedback ajuda melhorar
a comunicação.
-Comunicação: ação comum (duas
ou mais pessoas).
-Problemas: ruídos (qualquer
coisa que distrai ou atrapalha a atenção / palavra chega distorcida), filtragem
(mensagem chega em partes - receptor - filtro o que é interessante para mim) e
bloqueio (mensagem não chega, é bloqueada).
Como
melhorar o feedback:
-Saber ouvir: estar presente
no que a pessoa disse.
-Empatia: se colocar no lugar
do outro para ter comunicação adequada.
-Linguagem.
-Evitar gírias/palavras
técnicas.
-Verbal X não verbal.
-Usar o feedback (retroalimentação).
-Descritivo ao invés de
avaliativo (julgamento).
-Específico ao invés de geral
(generalizar).
-Direto.
-Oportuno (no momento atual - mais
próximo ao comportamento).
-Solicitado (pessoa está
aberta a ouvir).
Liderança
Chefia
X liderança
-Líder entende o que o grupo
pensa para saber como motivar / capacidade de influenciar pessoas em torno de
um objetivo.
-Chefe tem um cargo
(hierarquia) de comando.
-É nata? Não. O líder
influencia pessoas / capacidade que pode ser desenvolvida.
-Características pessoais
universais? Não.
-Situacional: podemos
influenciar em determinadas situações.
-Comunicativo, poder,
flexível, empatia, carismático.
Estilo:
-Autocrático: o que, como e
quando fazer.
-Democrático: desenvolver
relacionamento com as pessoas / criatividade.
-Laissez faire (liberal): se
preocupa com o resultado (metodologia depende da pessoa / nível de maturidade
alto).
Hersey e Blanchard
Autocrático 》democrático
》liberal.
Tipos de poder
-Coercitivo: punição, ameaça,
advertência, demissão, olhar reprovador, reforçador negativo.
-Recompensa: reforçador
positivo, aumento, promoção, elogio.
-Especialização: conhecimento ou
habilidade que influencia os outros.
-Poder legítimo: cargo que o
indivíduo ocupa dentro da empresa.
-Referência: características
pessoais que influenciam as pessoas.
Conflito
-Wagner e Hollenbeck.
-Divergência entre as partes.
-Pode ser positivo (resultado
construtivo para ambos).
-Má administração: negativo.
-Níveis: intrapsíquico
(consigo mesmo), interpessoal (entre pessoas), intragrupal (dentro de um grupo),
intergrupal (vários grupos).
Formas
de administração do conflito:
-Competição: sobreposição da
opinião do outro.
-Acomodação: cede a opinião do
outro.
-Abstenção: não
enfrenta/administra de maneira adequada / evita.
-Colaboração: inovação /
divergência convergida para uma concordância (consenso).
-Transigência: resultado não é
totalmente satisfatório para as partes (parcialmente / geralmente tem um
mediador).
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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