domingo, 24 de maio de 2015

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Resumo da aula de PCOM (12/05)

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-Análise genealógica do social: conceito construído a partir de jogos de força (Foucault) - acontecimento; alguém exerce poder sobre o outro e o outro legitima (relações de poder unilateral que se alterna).
-Todas as relações são de poder (exceto as de violência).
-Acontecimentos: a todo momento / alguns pegamos e reproduzimos / legitimado nas relações de poder / fator ao acaso que legitimamos e reproduzimos. 

2 momentos (século XVIII):
-Primeira configuração: assistência a quem não pode trabalhar – preocupação com crianças, deficientes e idosos. Assistencialismo (momentâneo).
-Segunda configuração: ascensão da burguesia/capitalismo – revolução por insatisfação – governantes estudam o comportamento das pessoas para descobrir a melhor maneira de dominar sem perceber.
-Ordem social e social como objeto de estudo (sociologia, antropologia, psicologia, ciências humanas, medicina). O capitalismo produz o social. Conceito “social” surge quando a sociedade não consegue lidar sozinha com algumas questões.
-Social busca a Psicologia.
-Foucault: Psicologia é um instrumento de controle, serve a sociedade dominante, produz técnicas que não são a favor de todos os indivíduos.
-Periculosidade: se baseia em estereótipos.
-Pessoas perigosas são cuidados pela segurança pública, não pela assistência. Assistência trabalha com pessoas que estão em perigo (vulneráveis – tendência a serem perigosas).
-Ainda tentamos controlar essas pessoas que, de alguma forma, vivem diferente?
-Assistência está entre o “coitado” e o que “tem direito” (campo de tensão).
-Psicólogo pode aproveitar certas ocasiões para problematizar, ao invés de apenas reproduzir comportamentos.
-Objetivo de diminuir a desigualdade social.
-Modelo ainda em construção (trabalha como assistente social).

-Psicólogo comunitário tem como objetivo: emancipação dos sujeitos e diminuição da desigualdade.

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