Resumo da aula de PCOM (12/05)
Postado em Psicologia Comunitária
-Análise
genealógica do social: conceito construído a partir de jogos de força
(Foucault) - acontecimento; alguém exerce poder sobre o outro e o outro
legitima (relações de poder unilateral que se alterna).
-Todas
as relações são de poder (exceto as de violência).
-Acontecimentos:
a todo momento / alguns pegamos e reproduzimos / legitimado nas relações de
poder / fator ao acaso que legitimamos e reproduzimos.
2 momentos (século XVIII):
-Primeira
configuração: assistência a quem não pode trabalhar – preocupação com crianças,
deficientes e idosos. Assistencialismo (momentâneo).
-Segunda
configuração: ascensão da burguesia/capitalismo – revolução por insatisfação –
governantes estudam o comportamento das pessoas para descobrir a melhor maneira
de dominar sem perceber.
-Ordem
social e social como objeto de estudo (sociologia, antropologia, psicologia,
ciências humanas, medicina). O capitalismo produz o social. Conceito “social”
surge quando a sociedade não consegue lidar sozinha com algumas questões.
-Social
busca a Psicologia.
-Foucault:
Psicologia é um instrumento de controle, serve a sociedade dominante, produz
técnicas que não são a favor de todos os indivíduos.
-Periculosidade:
se baseia em estereótipos.
-Pessoas
perigosas são cuidados pela segurança pública, não pela assistência.
Assistência trabalha com pessoas que estão em perigo (vulneráveis – tendência a
serem perigosas).
-Ainda
tentamos controlar essas pessoas que, de alguma forma, vivem diferente?
-Assistência
está entre o “coitado” e o que “tem direito” (campo de tensão).
-Psicólogo
pode aproveitar certas ocasiões para problematizar, ao invés de apenas
reproduzir comportamentos.
-Objetivo
de diminuir a desigualdade social.
-Modelo
ainda em construção (trabalha como assistente social).
-Psicólogo
comunitário tem como objetivo: emancipação dos sujeitos e diminuição da
desigualdade.
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