domingo, 24 de maio de 2015
mai
2015
24
-Grupo
unido precisa de um ponto de ligação (papa, general).
-Precisa
da ilusão de que todos são iguais (mantém a coesão do grupo).
-O
padre é um pai substituto (pede para amar ao outro como a si mesmo).
-Na
família, também existe a ilusão (mãe ama todos os filhos da mesma forma).
-Tudo
é investimento libidinal (sexualidade é a base da vida).
-No
exército, também há investimento libidinal com os demais integrantes e
comandantes.
-Principal
fenômeno da Psicologia em grupo: perda da liberdade da personalidade
individual. Liberdade limitada em função dos tipos de laços que ali existem.
-Situação
de pânico não tem a ver com o perigo real (já enfrentou vários), mas sim com os
laços libidinais (laço não é tão forte, passa insegurança). Pode ser melhor se
existirem laços libidinais.
-Síndrome
do pânico: rompe momentaneamente os laços libidinais.
-Se
um grupo se desintegra, surge o pânico. Se não ouvem o líder, se só olham para
si mesmos. Acontece em situações triviais.
-Igreja
é disciplinar.
-Filho
de Deus, desde que corresponda ao esperado.
-Quem
faz diferente é considerado ruim, pois está fora dos laços libidinais (“ovelha
negra”).
-Terapeuta
legitima a ansiedade primitiva que ali existe.
-Todos
os elementos que estão no paciente, estão no terapeuta (configuradas de maneira
diferente).
-Identidade:
elementos de identificação desde o nascimento (primitivo).
-Processo
de identificação: gostaria de ser (menino com o pai) / gostaria de ter (relação
com a mãe) – relação de objeto.
-Sintoma
da tosse pode ter a ver com um processo de identificação: toma o lugar da mãe
por ter o mesmo sintoma.
-Identificação
apareceu no lugar da escolha de objeto. A escolha de objeto regrediu para ID.
-A
identificação renova o ego.
-Se
perde um objeto, temos que elaborar o luto. A melancolia impede: prende o
objeto morto no ego. Impossibilidade de elaborar de forma saudável.
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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