domingo, 24 de maio de 2015

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Resumo da aula de CHO (14/05)

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Trabalho em equipe
Grupo X equipe: Wagner e Hollenbeck.
-Grupo: duas ou mais pessoas reunidas em torno de um objetivo. 
-Transitamos por vários grupos permanentes (família, amigos).
-Equipe: grupo com dois componentes que diferenciam:
1. Vínculo emocional: relação de interdependência (todo contido nas partes).
2. Senso de identidade: identificação enquanto membro da equipe. 
-Temos uma cultura individualista. 
-O conceito de equipe vem do modelo japonês (multifuncionalidade).

Pontos positivos da equipe:
-Cada equipe de trabalho é uma subcultura. 
-Geração de ideias maior.
-Comprometimento. 
-Facilita o trabalho do supervisor (equipe caminha sozinha).
-Cada líder tem potenciais diferentes (individual em prol da equipe).
-Relativiza erros do indivíduo. 

Pontos negativos da equipe
-Grupo fechado / sem troca de informações. 
-Divergência de ideias.
-Cultura do consenso (todos pensarem igual).
-Resistência em relação ao gestor.
-Radicalização das decisões do grupo. 
-Nem sempre podemos confiar na decisão da equipe. 
-Ambiente, stress, divisão de tarefas podem prejudicar o desempenho. 

Cultura organizacional
-Schein: pressupostos básicos que um grupo desenvolveu, percebeu sucesso na integração interna e externa e replica para os novos integrantes.

Três níveis de cultura:
-Artificialidades observáveis: observável a olho nu / superficial.
-Valores: não observa a olho nu / utiliza instrumentos ou técnicas para verificar (entrevista).
-Pressupostos básicos: Como pensam, sentem e se comportam (prática).

Elementos da cultura
1.    Valores: posso mudar. Pressupostos básicos ou crenças não mudam.
2.    Ritos: passagem de um estado para outro. Sempre acontece.
3.    Cerimônia: evento formalizado.
4.    História: guardião das culturas (quem conhece a história, os valores e reproduz).
5.    Mito: verdade inabalável, ninguém questiona.
6.    Tabus: proibições. Podem ser explícitos ou implícitos.
7.    Normas: implícita ou explícita. Como a pessoa deve se conduzir.
8.    Heróis: qualquer pessoa que salve de uma ameaça.
9.    Processo de comunicação: observável a olho nu. Maior formalidade ou informalidade.
10. Símbolos: o ser humano é simbólico. Na empresa, o logotipo, as cores, crachás com cores para designar níveis hierárquicos, vestimenta, layout do ambiente.

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