Resumo da aula de PE (03/09)
Postado em Psicologia escolar
-Marginalidade: estar à margem. Depende do contexto.
-A educação serve para
equalizar e superar quem está à margem. Entender de modo político a razão de algumas
pessoas estarem à margem.
-Teorias críticas: Existem condições de ensino que influenciam
(fatores externos ao esforço individual que provocam o fracasso e a evasão
escolar).
-Teorias não-críticas: indivíduo à margem por questões individuais.
Consideram como único responsável o próprio indivíduo, descartando outras
questões que influenciam no processo. A escola traz instrução e tem a função de
transmitir conhecimentos de modo sistemático. O marginalizado é o ignorante
(quem não tem a quantidade considerada adequada de conhecimento). O professor é
o modelo e deposita nos alunos o conhecimento que julga necessário, não supera
a marginalização (pedagogia tradicional).
-Teorias críticas-reprodutivas: existem fatores externos ao indivíduo
(políticos e econômicos de ensino e aprendizagem) que acontecem de forma
intencional para manter o capitalismo em funcionamento (teorias ingênuas /
sistemas de exploração). Se todos tiverem acesso a um bom ensino, o capitalismo
seria afetado. Acreditar que o conhecimento nos dá melhores condições de vida é
a reprodução de um sistema.
-Escolanovismo: o marginalizado é anormal e desajustado. É rejeitado
e ocorre uma biopsicologização da sociedade (entendimento da criança e seu
desenvolvimento / cumplicidade entre a Psicologia e a escola). Tem-se uma essência
boa e ruim, com tendência a ser boa (pode ser corrompida pelo mundo). Deixa os
alunos livres para escolher o que querem aprender e o professor age como um
facilitador.
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