Resumo da aula de POT (01/09)
Postado em Psicologia organizacional e do trabalho
-Triagem: vemos
informações/requisitos mínimos; tempo de experiência; escolaridade.
-Estrategias mais baratas de recrutamento externo: cartazes,
banco de dados, indicação.
-Alguns anúncios são pré-seletivos. Exemplo: em outra
língua.
-Anúncio aberto:
nome da empresa e endereço para comparecimento.
-Anúncio semiaberto:
nome da empresa, mas sem endereço para comparecimento (enviar currículo
para...).
-Anúncio fechado:
sem nome da empresa e sem endereço para comparecimento (telefone para contato, enviar
currículo para...). Utilizado para vagas sigilosas, produto novo. Não passa
muita credibilidade.
-Anúncio semifechado:
sem nome da empresa, mas com endereço para comparecimento.
-O ideal é que utilize aberto.
-Em seleção, é preciso ser um orientador social (dar opção
de escolha).
Seleção
-Testes de
conhecimento: medem a capacidade que o individuo já possui. As formas de
aplicação pode ser: oral, escrito e prático. Os tipos de questões podem ser:
objetiva e dissertativa.
-Testes psicológicos:
personalidade e psicométricos (aptidões). Spearman (fator G em comum entre os
fatores) e Thurstone (um teste para cada fator específico de aptidão). O
resultado não é 100% fidedigno, então não pode ser em caráter eliminatório ou
discriminatório. Não pode ser o primeiro instrumento utilizado no processo
seletivo. Os testes têm correlação zero entre o resultado e prognóstico do candidato.
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