Resumo da aula de POT (22/09)
Postado em Psicologia organizacional e do trabalho
Treinamento e desenvolvimento
-Entrevista de integração: a pessoa conhece as normas da
empresa e o setor em que irá trabalhar.
-A Psicologia identifica as necessidades e desenvolve a
liderança.
-Se o funcionário for treinado com outro, pode ser que não
aprenda corretamente.
Conceitos
-Treinamento:
cursos internos para o cargo atual (exemplo: excel).
-Desenvolvimento:
plano de carreira, cursos e informações para alocação em cargos futuros
(exemplo: marketing para um novo setor da empresa).
-Formação:
aprendizagem direcionada para uma formação ou ocupação.
-Antes o foco era o treinamento, hoje em dia é o
desenvolvimento para manter o funcionário em potencial se desenvolvendo na
empresa.
Etapas
1. Levantamento ou diagnóstico de necessidades
de treinamento.
-Circular para ver as necessidades, agindo
como cliente ou conversando com os funcionários.
-Grandes empresas têm um levantamento
formal anual com todos os gestores, que identifica os cursos necessários da
equipe, levando em consideração o que vai acontecer durante o ano.
-Treinamento comportamental para facilitar
a compreensão e reflexão do funcionário e não apenas reproduzir comportamentos.
-Com o levantamento, podemos investigar se
o treinamento é ou não a melhor estratégia (nem sempre funciona).
-É uma das fases mais críticas/difíceis.
2. Reprodução ou planejamento do treinamento.
-Montagem da estrategia e planejamento de
quem, como e quantos vão participar.
3. Execução.
-O psicólogo acompanha, verificando as
necessidades.
4. Avaliação.
-Fase crítica.
-Testes.
-Pré-teste (antes do curso) e pós-teste
(após o curso) para avaliar a aprendizagem, sendo este prático ou teórico.
-Avaliação de reação para verificar o grau
de satisfação com que a pessoa está saindo do curso (opinião a respeito do
material, do ambiente, da aplicação).
-Avaliação por atitude é feita a longo
prazo (30 a 60 dias após o curso), através de uma auto avaliação, avaliação de
resultados ou subjetiva.
Avaliação de desempenho X análise de potencial
-Desempenho:
atual. Capacidade ou conhecimento que já temos adquiridos.
-Potencial:
aptidão. Podemos vir a desenvolver no futuro.
Avaliação de desempenho
-Método
de aplicação: a comparação não é recomendada, pois as pessoas são
diferentes. Deve-se identificar os principais fatores com os gestores (comitê
estabelece os critérios de avaliação e faz uma escala, muitas vezes contínua).
-Método
de escala gráfica: deve ser operacionalizado (cada item), para não cair em
uma subjetividade (geralmente as empresas reúnem os gestores para desenvolver e
preparar a equipe para avaliação, entendendo os fatores que podem interferir na
avaliação).
-Efeito
halo: a imagem que temos do indivíduo, muitas vezes não condiz com o que é exercido
por ela.
-Efeito
recenticidade: eventos recentes interferem na avaliação, realizando tendências.
-Objetivo
de uma avaliação de desempenho: aumento de salário, promoção, identificação
de desempenho.
-Formas
de aplicação: 90° (gestor com funcionário), 180° (avaliação dos pares do
mesmo nível e do gestor, com ambos também me avaliando) e 360° (avaliação dos
subordinados, pares, gestores e demais com quem tenho contato, com todos também
me avaliando). O objetivo é melhorar o desempenho e desenvolver os
funcionários.
Análise de potencial
-Gráfico com desempenho e potencial para avaliar. Se a
pessoa possui alto desempenho e alto potencial, alto desempenho e baixo
potencial, alto potencial e baixo desempenho, baixo desempenho e baixo
potencial (pode estar na área errada). É importante que haja uma mescla dessas
características entre os funcionários.
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