domingo, 6 de março de 2016
mar
2016
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-Fazer
ciência e entender que ela tem seus limites.
-Precisamos
de uma verdade e chama-la de nossa para viver, sem sermos fanáticos.
-Subjetividade
é um elemento. Não deverá ser excluído, mas sim interpretado (transferência,
contratransferência).
-Na
pesquisa social, a subjetividade é movediça, histórica, ética, moral.
-Somos
sócio histórico culturais e devemos olhar o momento e o contexto históricos.
-Cada
época possui um sentido e estamos presos a ele. É possível que alguém saia
deste sentido (sendo absurdo, sem sentido).
-Foucault
fala de relações de poder.
-Nos
discursos (fala/conceito), existe ordem.
-O
discurso vai mudando de acordo com a época.
-Hoje,
o discurso médico é muito influente.
-Discursos
viram regra, lei.
-Poder: discurso que ganha força.
-Teoria: sequência lógica de fatos observáveis
e evidentes (concretos). É uma proposição científica. Só consigo chamar de
objeto científico quando consigo demonstrar na prática (empiricamente).
-Método: o que eu faço com o material.
Como?
-Técnica: qualquer instrumento de coleta
de informações.
-Ciências
têm objeto próprio.
-Pesquisa qualitativa: usar sentido e amostra
representativa de subjetividade como elementos.
-Pesquisa quantitativa: precisa de um
estudo de frequência (repetição) regulado matematicamente e classifica na
normalidade.
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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