segunda-feira, 21 de março de 2016
mar
2016
21
Pesquisa
social
Quantitativa:
-Existe
uma amostra estatística (critério matemático – estatística sustenta – precisa
de um estudo de amostragem estatística) para realizar uma tabulação estatística.
-Chego
a um resultado através da matemática/estatística. Lidamos com frequência e
média.
Qualitativa:
-Lidamos
com representação social, imaginário, percepção.
-Existem
angústias, dúvidas, singularidade de cada um que vão influenciar na pesquisa.
-Precisamos
saber quais as pessoas certas para conseguirmos acessar na maior integridade os
conteúdos desejados.
-Toda
pesquisa precisa ter um problema.
-Elaborar
uma série de questões que supostamente vão nos levar às respostas. As questões
são formuladas a partir das nossas dúvidas.
-Não é
a média das pessoas, mas sim um espaço de compartilhamento de angústias,
dúvidas, valores.
-A
intensidade da frequência não faz tanta diferença, mas sim a oposição (duas
forças antagônicas, discurso pró e contra).
Pesquisas
quantitativa e qualitativa são diferentes no método, mas têm a mesma validade
científica. A diferença é metodológica, mas levam ao mesmo resultado.
Pré-projeto (o que – introdução)
-Revisão
bibliográfica (tema, problema).
-Objetivo
geral.
-Objetivos
específicos.
-Justificativa.
-Hipóteses.
-Vamos
pensar num tema (com importância social) e elaborar uma pergunta.
-Ler 4
autores para fazer a revisão bibliográfica (resenha individual).
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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