sexta-feira, 12 de maio de 2017

0

Resumo da aula de ÉP (12/05)

Postado em
Testes psicológicos
-Resolução 02/2003.
-Somos dinâmicos, envolve movimento.
-RAVEN, HTP, Rorschach, TAT, CAT, WISC.
-Testes são de uso privativo do psicólogo.
-ADT foi feito no contexto organizacional, não tem uma percepção teórica da Psicologia, tem teoria de administração. Tenta colocar as pessoas em uma perspectiva de como administram seu tempo.
-Testes devem ser catalogados e liberados pelo conselho federal. Devem estar dentro do prazo e adaptados à nossa cultura.
-Testes não projetivos: têm um trabalho estatístico, aplica em várias pessoas para obter uma média e formar um gráfico. Utiliza questões de múltipla escolha ou similares, acerto e erro, escalas (exemplo: IFP – inventário fatorial de personalidade – mede 12 fatores da personalidade; tem 156 afirmações, onde deve-se escolher um número da escala de 1 a 8 de acordo com o quanto concorda ou não com a afirmação). Geralmente têm fundo comportamental/behaviorista. Deve ter clara a forma de correção a partir dos intervalos.
-Testes projetivos: apresentação da fundamentação teórica mais claramente. Deve ter evidências empíricas.
-Artigo 7 da resolução: testes estrangeiros de qualquer natureza (projetivo, inteligência, personalidade), traduzidos para o português, devem ser adequados ao Brasil, considerando o ambiente cultural de onde foram realizados os estudos para sua elaboração.
-O teste deve ser usado para o contexto em que foi criado (exemplo: organizacional em organizacional).
-Será considerada falta ética a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo conselho federal, salvo casos de pesquisa (caso algum psicólogo queira usar, não para tirar conclusões, mas para pesquisar).
-Na comercialização de testes, as editoras manterão procedimentos de controle onde constam o nome e CRP e teste que o psicólogo adquiriu.

-O psicólogo em formação pode aplicar testes desde que tenha uma supervisão. Além disso, somente psicólogos formados podem aplicar e ensinar.

0 comentários: