sexta-feira, 12 de maio de 2017
mai
2017
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Testes psicológicos
-Resolução 02/2003.
-Somos dinâmicos, envolve movimento.
-RAVEN, HTP, Rorschach,
TAT, CAT, WISC.
-Testes são de uso privativo do psicólogo.
-ADT foi feito no contexto organizacional, não tem uma
percepção teórica da Psicologia, tem teoria de administração. Tenta colocar as
pessoas em uma perspectiva de como administram seu tempo.
-Testes devem ser catalogados e liberados pelo conselho
federal. Devem estar dentro do prazo e adaptados à nossa cultura.
-Testes não
projetivos: têm um trabalho estatístico, aplica em várias pessoas para
obter uma média e formar um gráfico. Utiliza questões de múltipla escolha ou
similares, acerto e erro, escalas (exemplo: IFP – inventário fatorial de
personalidade – mede 12 fatores da personalidade; tem 156 afirmações, onde
deve-se escolher um número da escala de 1 a 8 de acordo com o quanto concorda
ou não com a afirmação). Geralmente têm fundo comportamental/behaviorista. Deve
ter clara a forma de correção a partir dos intervalos.
-Testes projetivos:
apresentação da fundamentação teórica mais claramente. Deve ter evidências
empíricas.
-Artigo 7 da resolução: testes estrangeiros de qualquer
natureza (projetivo, inteligência, personalidade), traduzidos para o português,
devem ser adequados ao Brasil, considerando o ambiente cultural de onde foram
realizados os estudos para sua elaboração.
-O teste deve ser usado para o contexto em que foi criado (exemplo:
organizacional em organizacional).
-Será considerada falta ética a utilização de testes psicológicos
que não constam na relação de testes aprovados pelo conselho federal, salvo
casos de pesquisa (caso algum psicólogo queira usar, não para tirar conclusões,
mas para pesquisar).
-Na comercialização de testes, as editoras manterão procedimentos
de controle onde constam o nome e CRP e teste que o psicólogo adquiriu.
-O psicólogo em formação pode aplicar testes desde que
tenha uma supervisão. Além disso, somente psicólogos formados podem aplicar e
ensinar.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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