segunda-feira, 21 de agosto de 2017
ago
2017
21
Infância:
0 a 12 anos; crescimento, formação, descobertas, desenvolvimento, dependência,
aprendizado, fantasias, brincadeiras, ingenuidade, experimentos, sobrevivência.
Avós:
responsabilidade, período menor, falta escolarização, trabalho, valores mais “claros”,
brincadeiras, fantasia, respeito, livres, falta diálogo, descobertas, tradições
familiares.
Pais:
brincadeiras coletivas, tradição familiar no trabalho, escolarização, regras
familiares, falta diálogo, rua, experimentar, respeito/medo, punições físicas.
Vocês:
brincadeiras coletivas e individuais, namorar, tecnologia, obrigação à
escolarização, artes, transgressões, dormir, punições, restrições aos laços
familiares.
Filhos:
tecnologia e informação, falta de atividade física, brincadeiras individuais,
famílias menores, falta de limites, não lidam com frustração, obrigações,
sexualidade.
-Na
infância, em todas as épocas, há responsabilidade. É uma fase difícil, pois a
criança tem que ser o que os outros esperam dela. Rótulos com profecia autor
realizadora, depositando na criança o que não teve e o que ela precisa ter.
Garantir cuidado na velhice, ter alguém com condições para cuidar.
-Contexto
histórico e geopolítico muda de uma geração para a outra.
-Trabalho,
antes visto como sobrevivência familiar, hoje sobrevivência ter.
-Na
infância, é autorizado a errar.
-Hoje
em dia temos liberdade de expressão, mas não de comportamento.
Família
-O
conceito muda.
-Avós: maior número de familiares, rede,
conhecia vizinhos, sexualidade precoce.
-Pais: redução da família, parentes
dispersos para trabalhar, conhece vizinhos, sexualidade mais tardia, mulheres
saiam de casa quando casadas.
-Vocês: prolongamento da adolescência,
movimento feminista, mudança da instituição familiar.
-Filhos: realidade familiar muda, pais
com ideal familiar antigo que não se sustenta, trabalham e sentem culpa, não
dão limites para compensar, não toleram desobediência, sistema entra em crise.
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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