sexta-feira, 21 de agosto de 2015

0

Resumo da aula de POT (18/08)

Postado em
-1910: a primeira preocupação da Psicologia foi a fadiga, deduzindo que este era um fenômeno psicológico. Mais tarde concluiu-se que é fisiológico.

-1920: surgem os testes psicológicos para medir aptidões e personalidades com Binet. Os testes eram usados em empresas, indústrias e exército para seleção de pessoal.

-1930: década de muitas empresas e corporações. Muitas pessoas estavam trabalhando, o que contribuiu para o início de estudos sobre o fenômeno grupal (liderança e comunicação). A competição leva à um modelo sistêmico (teoria geral dos sistemas, onde Von Bertalanfly queria construir uma teoria que seria útil em todas as áreas): qualquer objeto deve ser considerado um sistema, que possui subsistemas e está inserido em um macrosistema (existe uma interdependência entre os três)

-1930/40: preocupação com a motivação, pois as pessoas estavam abandonando os empregos. Surgem várias teorias, de autores como: Elton Mayo, Maslow, Mc Gregor.

-1950: preocupação com o comprometimento organizacional, ou seja, o que fazia com que as pessoas permanecessem na organização; Chegaram à conclusão de que existem três vínculos: emocional (amor ao trabalho, à organização), moral e instrumental (dependência entre trabalhador e empresa, cumprem o acordo de acordo com o outro); Ainda possuíam a preocupação com o método de fazer (ainda presos ao tecnicismo); Houve expansão das áreas de atuação; Mesoorganização: grupo como um todo. Macroorganização: organização como um todo; Preocupação maior com o ambiente de trabalho.

-1960: a Psicologia social marxista/dialética critica a Psicologia organizacional afirmando que o psicólogo era reativo (se preocupa mais com a técnica do que com a razão de agir daquele modo); iniciaram-se discussões sobre alienação no trabalho.

-1980/90: discussão sobre psicopatologia do trabalho e preocupação com a saúde mental no trabalho (Dejours); Preocupação com ser mais questionador (a razão de fazer) e com uma posição mais estratégica; Busca por um agente de transformação (conhecedor das técnicas, questionador e estratégico).

-Psicólogo industrial: função de adaptar o indivíduo ao cargo (micro organizacional). Aplicação de testes para a seleção de pessoal; Modelo mecanicista; em 1930 começou a haver competição entre as empresas e um avanço da ciência (biologia, matemática), gerando uma preocupação com o ambiente; A pergunta era: “como fazer”?; Preocupação com um processo interno melhor (estudo de tempos e movimentos, processo, rapidez).

-Psicólogo organizacional: surge a partir da influência da abordagem sistêmica de 1930.


-Psicólogo do trabalho:  surge em 1980/90 com a busca por um agente de transformação (conhecedor das técnicas, questionador e estratégico).
0

RECADOS IMPORTANTES

Postado em , ,
A partir da próxima semana, 24 de agosto, as aulas passarão a ser na sala 24 do Bloco G.
-------------------------------------------
Os encontros da disciplina Métodos de Pesquisa, com a com a Profa. Karin Telles, serão às quartas-feiras, das 11:40h às 12:30h, na sala 24 do Bloco G, nas seguintes datas: 02 de setembro e 23 de setembro.
-------------------------------------------
Horários dos encontros com a Mara:
8h - Luiza (relações inter)
8h20 - Camila (idosos)
8h40 - Divineia (afeto)
9h - Ane Caroline (relação animais)
9h20 - Juliana Sé ( transgressões)
10h - Caroline (crianças)
10h20 - Ariane (cuidado c crianças)
10h40 - Gisele (afeto entre homens)
11h - Amanda Nakata (Tribos).

Nesta primeira semana, anotem em rascunho as datas, locais e horário das observações. Como sugestão, façam 3h de observação (2 relatórios de 1h30) para verificação do fenômeno.

domingo, 16 de agosto de 2015

0

Resumo da aula de POT (11/08)

Postado em
I – Mercado de trabalho contemporâneo

1.           Geral: busca por maior qualificação, “juniorização”, tempo na empresa (demite funcionário experiente e contrata estagiários), atitude, CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude no momento correto), competição, experiência, idioma, reestruturação produtiva (constante mudança nos cargos / absorvemos certas funções e alguns cargos deixam de existir), multifuncionalismo, resultado.


2.  Psicologia: concorrência com outros cursos, adoecimento geral, preconceito por desconhecimento.
0

Resumo da aula de DTP (12/08)

Postado em


-Funcionamento psíquico primitivo.

-Freud atendeu adultos e deduziu sobre crianças.

-Melanie Klein é a mãe da Psicanálise de crianças.

-Criou a técnica do brincar, onde a criança expõe fantasias e angústias.

-Utiliza linguagem anatômica/visceral para explicar o psíquico, para dar concretude a algo subjetivo.

-Criança possui ego muito primitivo.

-Foi salva pela Psicanálise, após uma vida difícil (de lutos). Teve 3 filhos e dificuldades de ser mãe. A teoria foi elaborada através da dificuldade, como uma saída.

-O ser humano é submetido a forças (bebê com fome).

-Ansiedade desde o nascimento. Se não superar as dificuldades iniciais, não fortalece o ego.

-Inicialmente, o bebê projeta agressividade (distorce o objeto externo) e reintrojeta o objeto distorcido (desenvolvimento psíquico).

-Externo influencia, mas o predominante é a realidade interna.

-Existe a questão inata: uns lidam melhor com a frustração, outros não.

-Bebê: capacidade de experimentar gratidão, inveja, avidez.

-Melanie Klein se considerava “filha” de Freud por não discordar dos conceitos (apenas antecipou alguns).

-Psicótico não tem contato com a realidade, vive na fantasia.

-Inicialmente o bebê tem um funcionamento psicótico e depois tem a chance de ser neurótico.

-Neurótico: vê o bom e o mau no mesmo objeto.

-Psicótico: vê o bom e o mau cindidos (separados).

-Gratificado: internaliza o objeto bom.


-Frustrado: internaliza o objeto mau.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

0

Resumo da aula de PSS (10/08)

Postado em
-Observar e registrar fenômenos da realidade.

-Desenvolver observação e escuta.

-Buscar referenciais teóricos.

-Estágio: 40 horas totais (20 horas de observação e 20 horas de registros, levantamento bibliográfico, elaboração do relatório final e apresentação).

Avaliação:
-Cumprimento do estágio: 0 a 3,0.
-Apresentação: 0 a 2,0.
-Prova: 0 a 2,0.
-Trabalho escrito: 0 a 3,0.

-O trabalho final será desenvolvido no decorrer das aulas.

-Grupo de 5 pessoas.

-Fenômeno deve ser diferente do semestre anterior.

-Deveremos buscar nas mídias sobre o fenômeno (faz parte do referencial teórico).

-Encontrar uma teoria (não necessariamente psicológica) que elucide o fenômeno.


-Relatórios semanais devem ser preferencialmente digitados.
0

Resumo da aula de PE (06/08)

Postado em
Livro: Orientação a queixa escolar.
0

Resumo da aula de POT (06/08)

Postado em
Atividade para a próxima aula:

-Refletir sobre o que está acontecendo no mercado de trabalho em geral e em relação à Psicologia.


-Não é preciso entregar trabalho escrito.