sábado, 4 de abril de 2015

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Resumo da aula de TP (01/04)

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Complexo de Édipo

-Freud construiu uma teoria de um ponto de vista masculino.

-Complexo de Édipo da menina não é tão claro para Freud (existe uma obscuridade).

-Menino tem um investimento objetal pela mãe (primeiramente pelo seio / está na fase oral / não se vê como outra pessoa). A relação com o pai chega em um momento de ambivalência (4 anos / está na fase fálica / vê bem e mal no mesmo objeto / relação tem sentido amoroso e hostil, pois impede que a mãe seja só dele / vê como rival / desejo de livrar-se dele e ocupar seu lugar junto a mãe). Predomina a relação amorosa com a mãe e a ambivalência com o pai. Não é necessariamente pai e mãe biológicos, mas sim os papéis que uma figura ocupa.

-Existe uma disposição bissexual do ser humano, depende da maneira como o biológico vai encontrar as relações sociais.

-Relações entre amigos podem ser vistas como homossexuais sublimadas.

-Elaboração do Complexo de Édipo não é muito fácil/explícito. 

-É um fenômeno central na criança. 

-Dissolução/resolução: a ameaça de castração. Menino percebe que existe uma diferença anatômica entre ele e a menina e acha que foi tirado dela por ela ter feito algo ruim. Acha que se não desistir da ideia de ter a mãe, vai perder o pênis, como acha que a menina perdeu. Melhor preservar o próprio corpo do que ter aquela mulher (narcisismo / inconsciente). A princípio, a mãe é legitimamente do menino. Para Freud, o pai é castrador: ele coloca limites.

-A menina já é castrada, passa por um complexo de inferioridade.

-Criança tem uma breve noção de que o pênis está envolvido na relação sexual (sabe que é uma zona erógena).

-Desejo da menina pelo pai também está relacionado a isso (se ela não tem, o pai pode dar). Elabora quando tem um filho, especialmente homem (que substitui o que ela não tem - narcisismo).

-Rivalidade da menina com a mãe quando tem irmão (mãe deu mais para ele do que para ela). Complexo de Édipo só será elaborado quando ela for mãe, mas não em todos os casos. 

-Menino se identifica com o pai e quer ser igual a ele, pois terá outras mulheres. 

-Superego surge do ego e é herdeiro do Complexo de Édipo (lei internalizada - o corte é feito pelo pai e deve ser de maneira amorosa, não rígida). Grande parte do superego é inconsciente. 

-Quando a anatomia coincide com o emocional, a elaboração é melhor (mulher sexualmente passiva e homem ativo).

-O clitóris inicialmente se comporta como um pênis. A mulher aceita a castração como um fato consumado. O homem vê como uma possibilidade. 

-A castração também tem outros fatores (perda do seio), o ápice é no Complexo de Édipo.
-A menina não supera sem compensar, então gradativamente reduz o complexo (escolha heterossexual).

-Pulsão de vida (auge quando o filho nasce); Pulsão de morte (doença).

-Corpo quer morrer a sua maneira (deterioração gradual).

-Para a criança, o ódio é mortal (ambivalência é entender que o ódio não mata e o amor não revive).

-Elementos agressivos e amorosos estão interligados.


-Instinto é biológico. Pulsão é o representante psíquico do instinto (entre somático e psíquico).

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