Resumo da aula de POT (20/10)
Postado em Psicologia organizacional e do trabalho
-Nós desempenhamos diversos papéis durante a vida.
-Carreiras: os papéis são desenvolvidos durante a
trajetória.
-Conhecimento formal.
-A responsabilidade pela carreira, há 20 anos, era da
empresa. Isso afetava o comprometimento do indivíduo, que não tinha opção de
escolha. Hoje em dia, o comprometimento é pensado em relação a ação, há uma
preocupação com a opinião do indivíduo. Cada vez mais o indivíduo está se
voltando para a sua posição. A perda é que fica a cargo do indivíduo o
desenvolvimento profissional.
Níveis
de carreira:
-Profissional de carreira (PC): 30% da empresa; se
constituem na empresa.
-Profissional periférico (PP): especialistas que ficam 5/7 anos
na empresa.
-Consultores ou terceiros (C ou T): prestadores de serviço
sem vínculo empregatício com a instituição.
-Os maiores clientes são os próprios funcionários.
-70%: rotatividade.
-Downsizing: enxugamento dos níveis hierárquicos.
Principalmente no nível da gestão. Agiliza as decisões, informações, reduz
problemas, nas diminui as expectativas/possibilidades de ascensão rápida (ser
promovido rapidamente).
-Para motivar, construíram o plano horizontal.
-Carreira mais antiga: vertical (formal que a empresa
disponibiliza). Amadurecimento do indivíduo que independe da formação,
amadurece nos cargos (sobe de cargo). Perspectiva generalista: quanto mais sobe
de cargo, mais entende conceitualmente do negócio.
-Carreira horizontal: continua na mesma especialidade, mas
aumenta o cargo. O nível de responsabilidade e salário aumentam, aprofundamento
no nível de especialização.
-Carreira em Y: junção de vertical com H e aumentar
possibilidades do indivíduo. Não depende só do indivíduo, mas tem maior
flexibilidade.
Planejamento
de carreira
Etapas:
1) Início
de carreira: em busca de aprendizagem (como fazer). Psicólogo desenvolve um
plano de estágio com acompanhamento e etapas a seguir. Indivíduo tem a
visibilidade, gestor também.
2) Final
de carreira: pode ser o fim de um e início de outra. Pode fazer orientação,
integração (motivação). Necessário ouvir o indivíduo.
3) Estrelas:
uma pessoa detém a competência/conhecimento importante para a empresa. Precisa
passar o conhecimento ou a empresa buscar desenvolvê-lo em outras pessoas.
Conhecimento depende da informação circulando.
4) Superados
e encostados: elefantes brancos que a empresa não tem como demitir.
-Não se faz terapia em empresa pelas interferências do
ambiente profissional. Fazemos aconselhamentos.
Coaching
X mentoring
-Coaching: facilitador do processo de reflexão por parte do
indivíduo para estabelecer suas metas (10 a 15 encontros), não orienta de forma
diretiva. Dentro da empresa, tem que ser transparente porque as pessoas podem
sair. Passos: autoconhecimento, estabelecimento de metas, execução, avaliação.
-Mentoring: direciona. Mentor a ser modelo, servir de
exemplo. Passos: autoconhecimento, estabelecimento de metas, execução,
avaliação.
-O indivíduo tem uma identidade social na empresa (happy
hour, festa com os colegas). Processos para serem feitos: recolocação no
mercado de trabalho.
Gestão
por competências
-CHA: conhecimento, habilidades e atitude. Três no mesmo
momento em uma determinada situação: competência.
-É um modelo de gestão. Muitas empresas têm em apenas uma
área. Gestão define as competências que devemos desenvolver. O ideal é escolher
uma competência maior. A implicação ocorre em todas as áreas. Cada setor vai
buscar seus caminhos para chegar à competência maior. Sensibilização para
implantação do modelo de gestão (se vai ser bom para a empresa, para gestores).
0 comentários: