Resumo da aula de PG (05/05)
Postado em Processos Grupais
Pichon Rivière
-Fundador
da escola psicanalítica Argentina.
-Contesta
a psiquiatria organicista da época. Diz que não é do sujeito, é das relações.
-Grupo
saudável é um grupo que altera os papéis. Se não altera, precisa de uma ressignificação.
-Diz
que Freud é o pai do romance familiar (complexo de Édipo).
-Freud
paralisa a estrutura psíquica (não sai da posição psicológica para a
neurótica). Pichon dialetiza (põe em movimento), dizendo que a relação do grupo
que se altera (em um grupo as relações podem ser psicóticas e em outro,
neuróticas).
-Os
vínculos se forma. No processo de socialização.
-Espiral:
retoma modelos, passa pelas mesmas coisas, mas não é mais a mesma pessoa, as
relações se alteram. Há a repetição, mas os vínculos não são mais os mesmos.
Temos que passar por isso é compreender a mudança.
-Aprendizagem
criativa.
-Grupo
operativo tem tarefa em comum, precisa de participação criativa e crítica. São
relações vinculares operando / em funcionamento.
-Sofre
influência da Psicologia social de Kurt Lewin (bode expiatório, líder/coordenador).
-Grupo
é um contexto onde se reconstrói e cria significados.
-O
sujeito tem que sair do grupo mobilizado. Grupo saudável estimula o círculo de
criatividade. Se o grupo é doente, a relação é doente / cristalizado.
-O
papel do coordenador é essencial, observa as relações com seus co-pares, propõe
estratégias operativas. Criatividade: descobrir o inverso que não havia visto.
-Precisa
da participação criativa e crítica.
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