quinta-feira, 5 de maio de 2016

0

Resumo da aula de PG (05/05)

Postado em
Pichon Rivière
-Fundador da escola psicanalítica Argentina.
-Contesta a psiquiatria organicista da época. Diz que não é do sujeito, é das relações.
-Grupo saudável é um grupo que altera os papéis. Se não altera, precisa de uma ressignificação.
-Diz que Freud é o pai do romance familiar (complexo de Édipo).
-Freud paralisa a estrutura psíquica (não sai da posição psicológica para a neurótica). Pichon dialetiza (põe em movimento), dizendo que a relação do grupo que se altera (em um grupo as relações podem ser psicóticas e em outro, neuróticas).
-Os vínculos se forma. No processo de socialização.
-Espiral: retoma modelos, passa pelas mesmas coisas, mas não é mais a mesma pessoa, as relações se alteram. Há a repetição, mas os vínculos não são mais os mesmos. Temos que passar por isso é compreender a mudança.
-Aprendizagem criativa.
-Grupo operativo tem tarefa em comum, precisa de participação criativa e crítica. São relações vinculares operando / em funcionamento.
-Sofre influência da Psicologia social de Kurt Lewin (bode expiatório, líder/coordenador).
-Grupo é um contexto onde se reconstrói e cria significados.
-O sujeito tem que sair do grupo mobilizado. Grupo saudável estimula o círculo de criatividade. Se o grupo é doente, a relação é doente / cristalizado.
-O papel do coordenador é essencial, observa as relações com seus co-pares, propõe estratégias operativas. Criatividade: descobrir o inverso que não havia visto.

-Precisa da participação criativa e crítica.

0 comentários: