Resumo da aula de PC (18/08)
Postado em Psicologia Cognitiva
-Principal diferença entre terapia comportamental e
cognitiva: considerar cognição.
-Fatores favoráveis
para o desenvolvimento da TCC:
1. Abordagem não mediacional insuficiente para explicar
comportamento humano, abordagem da época (exemplo: uma pessoa com TOC pode ter
um comportamento adequado e ainda assim estar sofrendo).
2. Continuidade da rejeição perspectiva alternativa mais
forte: modelo psicodinâmico personalidade terapia. Psicanálise não era
suficiente para explicar.
3. Problemas, como por exemplo o TOC, tornava intervenções
não cognitivas irrelevantes.
4. Conceitos mediacionais estudados/desenvolvidos
Psicologia experimental. Apoio laboratórios.
5. Identificar modelo TCC: aumento do número de
profissionais, pesquisadores.
6. Estudos considerando...
-Karl Popper criou 10
axiomas da terapia cognitiva (qualquer TCC):
1. Estruturas de cognição com significado. Usar o
significado (interpretação pessoal sobre determinado contexto) que tem, com o
do ambiente.
2. Função de atribuir significados é controlar sistemas
psicológicos (comportamental, emocional, atenção, memória). Adaptar ao
contexto. Significado ativa estratégias para adaptação.
3. Influências entre sistemas cognitivos e outros são
interativos.
4. Cada categoria de significado tem implicações que são
traduzidas em padrões específicos de emoções, atenção, memória e comportamento.
5. Todo significado é dado por nós, mesmo que seja
universal, não é a realidade. Quando é distorcido, são mal adaptativos.
6. Indivíduo predisposto a ter distorções cognitivas,
vulnerabilidades cognitivas. Vulnerabilidades cognitivas específicas predispõem
síndromes específicos.
De acordo com onde é a distorção, maior a probabilidade de
desenvolver uma patologia naquela distorção.
7. Psicopatologia é uma distorção em um, dois ou três da
tríade. Significados mal adaptativos construídos. Cada síndrome de significados
mal adaptativos tem características associadas aos componentes da tríade
cognitiva.
8. Dois níveis de significado: público (objetivo, evento) e
privado (implicações, “domínio pessoal”).
9. Três níveis de cognição: pré-consciente (pensamentos
automáticos – primeira avaliação, impressão, são rápidos, breves, ligados à
tríade), consciente e nível meta-cognitivo (respostas “racionais”,
adaptativas).
A (evento), B
(pensamento), C (emoção) à pensamento determina a emoção. Pensamentos baseados nas
crenças, baseadas nas experiências da vida.
10. Esquemas que temos evoluem para facilitar a adaptação
ao ambiente.
Modelo cognitivo
-Pressuposto que emoções e comportamento são influenciados,
não determinados pela percepção de eventos. Não é a situação, mas a
interpretação.
-Resposta emocional intermediada pela percepção da situação.
-Parte focada nas informações (nível consciente) e tendo
pensamentos avaliativos rápidos.
-Pensamentos automáticos (PAs). Sem deliberação de
raciocínio. São rápidos, superficiais, vagos e podem ser distorcidos. Mais cientes
da emoção.
10 princípios da
terapia cognitiva de Beck
1. TC baseia formulação contínua desenvolvimento paciente e
seus problemas em termos cognitivos; descobre os encadeadores; levanta
hipóteses sobre o que iniciou a distorção (eventos-chave); no primeiro encontro
já começa a levantar hipóteses e com o passar deles, faz um refinamento para
ver se é real ou não.
2. Aliança terapêutica segura; respeito, declarações
empáticas, atenção, cuidado, não desmerecer a queixa do paciente; resumir
periodicamente o que estamos entendendo da história, pensamentos, sentimentos;
pedir retorno no fim da sessão; certificar se o paciente se sentiu entendido em
relação à sessão.
3. TC enfatiza a colaboração e participação do paciente.
Encorajar trabalho em equipe; decidem juntos o conteúdo da sessão, frequência,
tarefas de casa; no início o terapeuta é mais ativo.
4. TC orientada em meta e focalizada em problemas. Enumerar
problemas e estabelecer metas específicas. Paciente sentir que investimento no terapeuta
é válido. Onde está e onde quer chegar. Ajuda o paciente a avaliar pensamentos
que interferem na meta (busca evidências). Atento aos obstáculos, alguns
precisam de orientação para começar.
5. TC enfatiza o presente. Foco problemas atuais. Resolução,
avaliação mais realista, tendência de reduzir sintomas. Aqui e agora,
independente de diagnóstico. Volta ao passado em 3 circunstâncias: se o
paciente quiser, se o trabalho no presente não estiver resolvendo ou quando o
paciente ajuda a entender onde originou e como afeta hoje.
6. TC educativa. Ensina paciente a ser terapeuta, prevenção de
recaída, não ficando dependente do terapeuta. Explica distorção, explica todo o
método, o transtorno e os processos cognitivos.
7. Tem tempo limitado. 1º alívio de sintomas e depois as
causas, para melhora efetiva.
8. Sessão estruturada. Humor, revisão a semana, montar junto a
agenda, feedback da sessão anterior, revisão da tarefa de casa, resumos
frequentes, feedback no fim da sessão.
9. Identificar, avaliar e responder pensamento e crenças
disfuncionais para que o comportamento melhore. Como identificar e corrigir PA.
10. Gama de técnicas para mudar comportamento, humor e
pensamento. Altera em maior ou menor escala a cognição. Pode usar outras
técnicas (comportamental, Gestalt) – flexibilidade da teoria. Escolha da
técnica deve ser baseada na formulação
de caso.
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