sábado, 27 de agosto de 2016

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Resumo da aula de PC (18/08)

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-Principal diferença entre terapia comportamental e cognitiva: considerar cognição.

-Fatores favoráveis para o desenvolvimento da TCC:
1. Abordagem não mediacional insuficiente para explicar comportamento humano, abordagem da época (exemplo: uma pessoa com TOC pode ter um comportamento adequado e ainda assim estar sofrendo).
2. Continuidade da rejeição perspectiva alternativa mais forte: modelo psicodinâmico personalidade terapia. Psicanálise não era suficiente para explicar.
3. Problemas, como por exemplo o TOC, tornava intervenções não cognitivas irrelevantes.
4. Conceitos mediacionais estudados/desenvolvidos Psicologia experimental. Apoio laboratórios.
5. Identificar modelo TCC: aumento do número de profissionais, pesquisadores.
6. Estudos considerando...

-Karl Popper criou 10 axiomas da terapia cognitiva (qualquer TCC):
1. Estruturas de cognição com significado. Usar o significado (interpretação pessoal sobre determinado contexto) que tem, com o do ambiente.
2. Função de atribuir significados é controlar sistemas psicológicos (comportamental, emocional, atenção, memória). Adaptar ao contexto. Significado ativa estratégias para adaptação.
3. Influências entre sistemas cognitivos e outros são interativos.
4. Cada categoria de significado tem implicações que são traduzidas em padrões específicos de emoções, atenção, memória e comportamento.
5. Todo significado é dado por nós, mesmo que seja universal, não é a realidade. Quando é distorcido, são mal adaptativos.
6. Indivíduo predisposto a ter distorções cognitivas, vulnerabilidades cognitivas. Vulnerabilidades cognitivas específicas predispõem síndromes específicos.

De acordo com onde é a distorção, maior a probabilidade de desenvolver uma patologia naquela distorção.
7. Psicopatologia é uma distorção em um, dois ou três da tríade. Significados mal adaptativos construídos. Cada síndrome de significados mal adaptativos tem características associadas aos componentes da tríade cognitiva.
8. Dois níveis de significado: público (objetivo, evento) e privado (implicações, “domínio pessoal”).
9. Três níveis de cognição: pré-consciente (pensamentos automáticos – primeira avaliação, impressão, são rápidos, breves, ligados à tríade), consciente e nível meta-cognitivo (respostas “racionais”, adaptativas).
A (evento), B (pensamento), C (emoção) à pensamento determina a emoção. Pensamentos baseados nas crenças, baseadas nas experiências da vida.
10. Esquemas que temos evoluem para facilitar a adaptação ao ambiente.

Modelo cognitivo
-Pressuposto que emoções e comportamento são influenciados, não determinados pela percepção de eventos. Não é a situação, mas a interpretação.
-Resposta emocional intermediada pela percepção da situação.
-Parte focada nas informações (nível consciente) e tendo pensamentos avaliativos rápidos.
-Pensamentos automáticos (PAs). Sem deliberação de raciocínio. São rápidos, superficiais, vagos e podem ser distorcidos. Mais cientes da emoção.

10 princípios da terapia cognitiva de Beck
1.    TC baseia formulação contínua desenvolvimento paciente e seus problemas em termos cognitivos; descobre os encadeadores; levanta hipóteses sobre o que iniciou a distorção (eventos-chave); no primeiro encontro já começa a levantar hipóteses e com o passar deles, faz um refinamento para ver se é real ou não.
2.    Aliança terapêutica segura; respeito, declarações empáticas, atenção, cuidado, não desmerecer a queixa do paciente; resumir periodicamente o que estamos entendendo da história, pensamentos, sentimentos; pedir retorno no fim da sessão; certificar se o paciente se sentiu entendido em relação à sessão.
3.    TC enfatiza a colaboração e participação do paciente. Encorajar trabalho em equipe; decidem juntos o conteúdo da sessão, frequência, tarefas de casa; no início o terapeuta é mais ativo.
4.    TC orientada em meta e focalizada em problemas. Enumerar problemas e estabelecer metas específicas. Paciente sentir que investimento no terapeuta é válido. Onde está e onde quer chegar. Ajuda o paciente a avaliar pensamentos que interferem na meta (busca evidências). Atento aos obstáculos, alguns precisam de orientação para começar.
5.    TC enfatiza o presente. Foco problemas atuais. Resolução, avaliação mais realista, tendência de reduzir sintomas. Aqui e agora, independente de diagnóstico. Volta ao passado em 3 circunstâncias: se o paciente quiser, se o trabalho no presente não estiver resolvendo ou quando o paciente ajuda a entender onde originou e como afeta hoje.
6.    TC educativa. Ensina paciente a ser terapeuta, prevenção de recaída, não ficando dependente do terapeuta. Explica distorção, explica todo o método, o transtorno e os processos cognitivos.
7.    Tem tempo limitado. 1º alívio de sintomas e depois as causas, para melhora efetiva.
8.    Sessão estruturada. Humor, revisão a semana, montar junto a agenda, feedback da sessão anterior, revisão da tarefa de casa, resumos frequentes, feedback no fim da sessão.
9.    Identificar, avaliar e responder pensamento e crenças disfuncionais para que o comportamento melhore. Como identificar e corrigir PA.

10. Gama de técnicas para mudar comportamento, humor e pensamento. Altera em maior ou menor escala a cognição. Pode usar outras técnicas (comportamental, Gestalt) – flexibilidade da teoria. Escolha da técnica deve ser baseada na formulação de caso.

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