domingo, 2 de outubro de 2016

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Resumo da aula de PC (08/09)

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Data máxima para ED: 24/11.

Pensamentos automáticos
-São assim chamados porque ocorrem rapidamente, estão presentes a sensação e a emoção.
-Devemos explicar para o paciente que a “vozinha fraca” pode estar causando aquele estado.
-Embora PAs pareçam surgir espontaneamente, eles tornam bastante previsíveis (vêm das crenças centrais e a crença ainda não foi alterada), depois crenças subjacentes identificadas.
-Terapeuta cognitivo interessado em identificar os pensamentos disfuncionais, distorcem a realidade, emocionalmente aflitivos e/ou inferem na habilidade para atingir a meta.
-Os pensamentos automáticos podem vir de forma abreviada. Exemplo: “droga!”.
-Pensamento de forma verbal, visual ou ambas. Forma visual: cria uma cena/imagem na mente.
-Identificar os PAs: quando perceber o humor mudando (mais fácil de se identificar), se perguntar o que está passando pelo pensamento e anotar (todos os pensamentos, mesmo que pareçam não ter relação entre si).
-Passo inicial mais básico: quando eu perceber meu humor mudando, alterando, negativando, vou perguntar a mim mesmo: quais pensamentos estou tendo agora? Qual o conteúdo dos meus pensamentos? O que está passando pela minha cabeça agora? Devemos anotar para trazer à consciência, assim saberemos se o pensamento está ou não interferindo no humor.
-O humor altera com o pensamento automático.
-Antes de tudo, o paciente precisa entender o esquema cognitivo (o que são pensamentos automáticos, humor e comportamento derivados dos PAs, podem vir em forma abreviada, verbal ou visual). Se ele não acredita ou não faz sentido para ele, ele não irá se engajar nesse exercício.
-Após avaliar a validade e utilidade dos PAs e respondê-los adaptativamente (atribuímos significados às coisas para nós adaptarmos), em geral, produz mudança de afeto.
-PAs coexistem com fluxo mais manifesto de pensamentos, surgem espontaneamente e não são embasados em reflexão, deliberação, por isso há chances de estarem distorcidos.
-Temos que trabalhar onde a crença não está sendo funcional para a pessoa, não colocar nossas crenças nela.
-Pessoas estão mais cientes da emoção associada, porém com treinamento podem tornar-se cientes pensamentos.
-Pensamentos relevantes de problemas pessoais estão associados a emoções específicas, dependendo do conteúdo e do significado.
-São breves, fugazes, forma abreviada, forma verbal ou visual.
-As pessoas aceitam com frequência PAs como verdades, sem reflexão e avaliação.

Durante a sessão (método):
1.    Se percebe mudança de humor do paciente durante a sessão, perguntar o que ele está pensando naquele momento. Identificar PA durante a sessão.
2.    Levantar PAs sobre situação problema entre sessões.
-Vital estar alerta aos indivíduos aos indícios verbais e não verbais – obter cognições quentes.
-Em geral, os pensamentos mais carregados de afeto são mais importantes de serem trabalhados.

-Identificar PA na hora, oportunidade de testar e responder PAs imediatamente, facilitando o trabalho no resto da sessão.

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