Resumo da aula de PC (29/09)
Postado em Psicologia Cognitiva
-Psicologia cognitiva foi criada para focar na depressão.
-Pesquisas revelam que tratamento com TC e medicação é mais
eficaz e rápido. Melhora o quadro.
-TC com premissa de comportamento/emoção, forma como pessoa
estrutura o mundo de acordo com suas cognições.
Depressão: transtorno
do humor
-Principais sintomas:
tristeza, perda de interesse/prazer (nível de serotonina baixo), sensação de
vazio, apatia, falta de energia.
-Associado a isso, podem surgir sentimento de culpa,
pensamentos negativos (fardo para a família).
-O pensamento automático vem em forma de dúvida e temos que
colocar em afirmativa para pegar o real sentido.
-Indivíduos deprimidos podem tornar-se irritados, ansiosos,
excessivamente críticos consigo mesmos.
-Sintomas somáticos
podem incluir: insônia, perda de peso, concentração reduzida, retardo
psicomotor, baixa libido.
-Aumento da desesperança pode levar a pensamentos suicidas.
-Pesquisas revelam tratamento com terapia cognitiva e
medicação. Mais eficaz e mais rápido para melhora/remissão do quadro.
-Para prevenção de recaída, a terapia cognitiva é mais
eficaz com tratamento medicamentoso.
Modelo cognitivo da
depressão
-Terapia cognitiva tem a premissa de comportamento/emoção
determinados, grande parte, pela forma como a pessoa estrutura o mundo de
acordo com suas cognições.
-O modelo cognitivo
Beck pressupõe 2 elementos básicos para a depressão:
1. Tríade cognitiva: tendência a possui uma visão negativa de si mesmo (inadequada, doente, incapaz, carente,
fraca...).
-Visão negativa do
mundo/presente: não percebe valor das atividades realizadas, relações
estabelecidas, vê mundo fazendo exigências exageradas de si, obstáculos
insuperáveis de atingir metas).
-Visão negativa de
futuro: não acredita que situação possa melhorar, mudar e evita fazer
planos.
2. Distorções cognitivas: erros sistemáticos na forma de perceber e
processar informações.
-Beck: na
depressão, essas distorções caracterizam forma absolutista, moralista,
invariante, irreversível. Beck começou a investigar o conteúdo dessas
distorções. Conclusões:
a) Inferência
arbitrária: sem evidência para sustentar; tirar conclusões sem base para
sustentar a ideia; conclusões tiradas sem evidências reais.
b) Abstração
seletiva: abstração de detalhe do contexto global sem considerar outros
fatores; pegar só a parte que interessa.
c) Supergeneralização:
estabelecer regras/conclusões gerais baseadas em um ou mais incidentes
isolados. Aplicação de conceito indiscriminadamente a situações relacionadas ou
não; pegar um fato isolado e supergeneraliza.
d) Maximização e
minimização: difícil avaliar significado e magnitude do evento (negativo
maior e positivo menor). Dificuldades de avaliar graus da situação.
e) Personalização:
relaciona eventos externos a si, mesmo sem base de estabelecer relações.
f) Classificação
dicotômica: pensar termos mais extremos. Tudo ou nada. Pensamento polarizado.
Estrutura das sessões
-Nas primeiras sessões, realiza avaliação de caso:
conceituação cognitiva.
-Ensina paciente a observar os PAs, identificar e corrigi-los.
Diminui os sintomas, pois PA é mantenedor deles.
-Utiliza-se situações trazidas pelo paciente e entre
sessões.
-RPD: dois estágios. Coluna de 1 a 3 (pacientes
iniciantes), outras colunas somente depois de familiarizado.
-Após identificar PA, fazer as 6 perguntas.
Técnicas
comportamentais
-Agendamento de
tarefas: anota diariamente o que fará durante o dia. De preferência de hora
em hora.
-Domínio e prazer:
eventos com pouca gratificação resulta em pensamentos negativos. Domínio – sentimento de realização. Prazer - sentimentos agradáveis
associados a atividade.
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