sexta-feira, 25 de agosto de 2017
ago
2017
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Série recomendada:
The Fosters
-Família
e sociedade ainda têm visão da família nuclear, sendo que existem vários tipos
de família.
-Noção
de criança em situação de rua X infância
em situação de risco: ponto em comum é a pobreza e a periculosidade.
Nem todas as crianças que estão na rua, moram na rua. Mas todas estão em
situação de risco além da pobreza. Pode usar a rua como uma liberdade. Não é mais
chamado de “morador de rua” por fugir do padrão normativo de ter paredes, teto
e preservação da intimidade. A rua tem suas próprias regras, em paralelo ao
Estado, sem impostos. Para isso, o Estado cria situações que promovam o retorno
dessas pessoas ao padrão normativo, evitando, assim, que se torne obsoleto.
-Infância pobre: permeada por abandono e
infração (falta recurso). Psicólogo e
assistente social: técnicos que atuam sobre a infância no judiciário.
Apontam as faltas, o que as crianças não tinham de “normativo” ou apontam quais
recursos acionavam para lidar com as carências.
-Institucionalização da situação de rua:
criam-se instituições para lidar com essas questões de abandono (abrigo, Santa Casa,
FEBEM, asilos). Muitas vezes não há um olhar do que levou a criança/adolescente
até ali e todo são tratados da mesa forma. ECA diz que os indivíduos são
sujeitos de direito em desenvolvimento, vulnerabilidade e precisam ser
assistidos por família e estado. Saem das instituições e vão para a fundação
CASA, ONGs e trabalhos na rua, para além dos muros de uma instituição fechada.
-Conjunto
de práticas e relações sociais que também se dão na rua. Instituição aberta e
descentrada.
Pesquisa de campo:
1. William, Roberta e Fred.
-Circulação
entre instituições assistencialistas.
-Dependência
da compaixão e vontade de terceiros.
Riscos: agentes de segurança e justiceiros (ameaças /
extermínios). Protegem e são aversivos.
2.
Renato e Juninho
-Relação
de cumplicidade, proteção e disputa.
-Proteção
à família e às regras familiares.
Rua: espaço de mistura e diferenciação, lugar de trabalho,
extensão da casa.
Bom: conseguir dinheiro, ganhar brinquedos, ganhar bens de
consumo.
Ruim: concorrência, ser comparada (“meninos de rua”).
3.
Amigos da paulista
Rua: lúdico e trabalho (“ajudar a mãe”, pai ausente ou
doente). Pedir, pegar trabalhos; pobreza familiar.
Trabalho
na rua: regras, férias e “extras”
(natal).
-Rua: violência e liberdade, drogas,
estado, poder, mídia.
-Família: iniciação no trabalho na rua;
separação / distribuição do trabalho / produto. Consumo: subjetivo / rua como fonte de sustento.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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