domingo, 16 de março de 2014

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Resumo da aula (10/03)

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-Formação de comunidades quilombolas: forma de resistência contra a condição de escravo.

-Luis Gama: nasceu livre, foi vendido pelo pai para pagar dívidas. Virou escravo doméstico, onde convivia com crianças, filhas do senhor, que eram alfabetizadas e acabou aprendendo junto. Cursou Direito e foi responsável pelo processo de alforria de negros quilombolas.

-Educação básica das comunidades quilombolas.

-Respeitar a cultura, a tradição e a língua.

-Muitas comunidades sofreram um processo de aculturação.

-Um dos motivos para se tornar escravo: quitar dívidas.

-Como os escravos vinham para o Brasil: etnias africanas entravam em guerra, a que vencesse, ganharia o direito de escravizar a outra. Famílias eram trazidas com o tráfico negreiro. Doentes eram jogados ao mar, sobreviventes iam para o mercado para serem vendidos. Cada um ia para uma parte do Brasil (famílias separadas).

-Se comunicam através da música, pois falam diferentes línguas.

-Importante resgatar a história.

-Todos da comunidade participam do PPE (projeto pedagógico escolar).

-Escolas diferenciadas, ensino do português e suas línguas de origem, buscadas através de resquícios da história.

-Respeitar a tradição afrobrasileira.

-Objetivos: orientar os sistemas de ensino de educação básica da união dos estados e municípios na elaboração, desenvolvimento e avaliação de seus projetos educativos.

-Princípios: direito a igualdade, liberdade, diversidade, pluralidade e diversidade religiosa.


-Núcleos de pesquisa a partir de 1990 dedicados ao estudo da questão étnica.

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