sábado, 27 de setembro de 2014

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Resumão: PSI

Postado em
Psicologia Sócio Interacionista

Piaget: Desenvolvimento cognitivo.
Vygotsky: Sócio-histórico-cultural.

-Vygotsky desejava reescrever a Psicologia e construir uma teoria da educação adequada ao mundo novo.

-Objeto de estudo de Vygotsky: influência do meio. Fala sobre o desenvolvimento sócio genético. As estruturas mentais se modificam com a influência do meio.

-Necessitamos do outro-social. Vygotsky dizia que precisamos de uma pessoa mais experiente.

-Vivemos em uma sociedade, em um momento histórico e somos influenciados culturalmente.

-O sujeito biológico converte-se em sujeito humano pela interação social.

-Comportamento volitivo: que evolui.

-Aprendemos através de elementos mediadores: símbolos e instrumentos.

-As funções mentais superiores evoluem por processos voluntários, conscientes e dependem de um processo de aprendizagem.

-O sujeito evolui à medida que internaliza o ambiente.

-Internalizar um conhecimento nos faz buscar uma atenção consciente.

-Os processos mentais superiores têm origem em processos sociais.

-A formação das funções psíquicas superiores ocorrem com a internalização mediada pela cultura.

-As funções mentais superiores evoluem por processos voluntários, conscientes e dependem de um processo de aprendizagem.

-Processo de internalização: Atividade externa (interpessoal) que deve se tornar interna (intrapessoal).

-Signos podem ser indicadores (relação causa-efeito com o que significam), icônicos (imagens ou desenhos do que significam) ou simbólicos (relação abstrata com o que significam).

-Vygotsky: não é preciso esperar determinadas estruturas mentais (como as faixas etárias de Piaget) se formarem para a aprendizagem ser possível. Entretanto, não se deve ultrapassar a capacidade cognitiva do aprendiz quando se busca criar novas estruturas mentais. Deve-se respeitar a ZDP (zona do desenvolvimento proximal).

-Zona do Desenvolvimento Real: o que o aluno já sabe. O que somos capazes de realizar/aplicar de forma independente (conhecimento prévio).

-Zona do Desenvolvimento Potencial: capacidade de realizar tarefas com a ajuda do outro (outro social). O indivíduo só aprende quando as informações fazem sentido; habilidade para efetuar determinada tarefa.

-Zona do Desenvolvimento Proximal: é o caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que deverão se tornar funções consolidadas (internalização do conhecimento). 

-Nas primeiras décadas do século XX, Vygotsky se contrapôs ao pensamento inatista (pessoa nasce com características, personalidade, inteligência e estados emocionais). Não nasce pronto, nem é cópia do ambiente externo.

-O desenvolvimento é fruto das experiências do indivíduo, porém cada um dá um significado particular a essas vivências. 

-O modo de produção de vida material condiciona a vida política, psicológica e espiritual do homem.

-Lúria: funções mentais não estão em áreas específicas do cérebro, mas em várias partes, agindo de forma articulada e formando um sistema funcional complexo.

-Vygotsky: funções psicológicas têm suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o meio exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos. 

-Ser biológico transformado pelo meio (processo sócio histórico).

-Para todo estímulo, há uma resposta e um elemento mediador.

-Mediação simbólica: uso de instrumentos, signos.

-A memória mediada por signos é melhor que a não-mediada.

-Alguns elementos servem de signos e instrumentos: varetas, mapas, lista de compras, placas de trânsito. 

-Pensamento pré-verbal (antes de a criança adquirir a linguagem) e verbal (medido por significados dados pela linguagem).

-Funções da linguagem: intercâmbio social (comunicação) e pensamento generalizante (ordena o real).

-Conceitos: construções culturais internalizadas que podem ser cotidianas, espontâneas ou científicas.

-Grupo cultural oferece o universo de significados (conceitos).

-Vygotsky dá ênfase ao relacionamento com o outro social, Piaget fala sobre ensino individualizado.

-Funções mentais: percepção (depende das experiências pessoais e dos estímulos exteriores), atenção (passa por processos de controle voluntário e involuntário) e memória: duas (uma mediada por signos, mais fácil de organizar o pensamento; outra não mediada).

-Aprendemos melhor/internalizamos com mais facilidade quando há relações afetivas.

Linguagem

-Pré-verbal: antes de aprender a falar/escrever. Ainda é uma função mental elementar, mas tem memória. 

-Verbal: aprimora a comunicação/memória/assimilação. Função mental superior (complexa).

-A linguagem tem duas funções básicas: comunicação e pensamento generalizante (generaliza várias coisas em uma palavra).

-Interagimos e assimilamos o mundo através da percepção, da atenção e da memória.

-Percepção: mediada por conteúdos culturais, influenciada pela personalidade e experiência de vida de cada um.

-Atenção: mecanismos inatos.

-Memória: não-mediada (espontânea) e mediada por signos (mais complexa).

-Afetividade influencia no conhecimento: quanto melhor as relações interpessoais, melhor a aprendizagem / mais oportunidades a pessoa tem.

-A pessoa pode ser excluída por não ter boas relações interpessoais ou por falta de oportunidades.

-Vygotsky critica o modelo tradicional por ser dificultador da aprendizagem.

-A evolução intelectual depende de uma interação constante dos processos internos (indivíduo visto como ser biológico) e das influências do mundo social.

-Conceitos cotidianos e espontâneos (informal, faz parte do dia a dia).

-Conceitos científicos (aquilo que aprendemos de forma sistematizada, exemplo: escola).


Questões para estudo
1) O que é a zona do desenvolvimento real?
2) O que é a zona do desenvolvimento proximal?
3) O que é a zona do desenvolvimento potencial?
4) O que é o outro-social, para Vygotsky?
5) O que são signos (icônicos e simbólicos) e instrumentos?
6) Como se dá a formação das funções psíquicas superiores?
7) Vygotsky se contrapôs ao pensamento inatista. O que afirmava esse pensamento?
8) Para Lúria, onde estão as funções mentais?
9) Para Vygostsky, no que fundamenta-se o funcionamento psicológico?
10) Explique memória mediada e não-mediada.
11) Explique pensamento pré-verbal e verbal.
12) Quais são as funções da linguagem?
13) O que são conceitos?
14) Cite e explique as funções mentais.

15) Relacione as relações afetivas com o aprendizado. 

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