terça-feira, 16 de setembro de 2014

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Resumo da aula de PC (09/09)

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Punição

1) O que é punição? São consequências que diminuem a frequência do comportamento.
-Quer punir algo específico, mas isso acaba sendo consequência para outro comportamento. Exemplo: médico para de atender pessoas por ter medo de errar (comportamento) e de ser punido (causa para ele não atender mais).

A) Positiva: adição de um estímulo (aversivo)
-A bronca pode ser aversiva (elicia resposta emocional, como: medo, dor), mas não necessariamente funciona como punidor.

B) Negativa: retirada de um estímulo reforçador / castigo
-Não andar em alta velocidade com o carro para evitar multa.


2) Por que punimos? Punimos para diminuir um comportamento. Significa que estava em alta frequência (é mantido por reforçadores, geralmente positivos).

Situação de conflito: para o mesmo comportamento, existem duas consequências: o estímulo reforçador e o estímulo punidor, contrárias.

-A punição funciona enquanto está presente.

Exemplo: falar na aula 》 levar bronca 》parar 》repetir o comportamento. Pois não tem controle sobre as consequências. 

-A punição funciona pouco, tem um efeito breve e localizado. Diminui temporariamente a frequência do comportamento e reforço comportamentos alternativos.


3) Por que evitar o uso da punição? Efeitos colaterais:

A) Respostas emocionais desagradáveis (respondentes se tornam punidores condicionados).

B) Punidores condicionados (aprendidos) - o mundo se torna cada vez mais aversivo.

C) Diminuição da variabilidade comportamental / probabilidade de aprender.

D) A punição leva a comportamentos reforçados negativamente (fuga, esquiva). A pessoa aprende a fazer coisas para evitar a punição, pela retirada de um estímulo aversivo.

-Reforço positivo: liberdade.

E) Contracontrole: greve, revolta.

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