terça-feira, 4 de novembro de 2014

0

Resumo da aula de PC (04/11)

Postado em
Capítulo 8 - Discriminação e generalização 

-Controle de estímulos (antecedentes): comportamento operante.

I) Respondente 
S 》R.

II) Operante
Sd/Sdelta - R 》S r/p.

-Fazer o certo na hora e no lugar certos, de acordo com as contingências. O que é certo, é relativo ao contexto, ou seja, às contingências, consequências diferenciais em diferentes situações.

-Discriminação e generalização são conceitos complementares, duas faces da mesma moeda.

1) Discriminação: agir de modo diferente em situações diferentes.

2) Generalização: agir de modo parecido em situações parecidas.

-Problemas de reforços arbitrários: fica sob o controle do estímulo discriminativo, depende do contexto, o comportamento não ocorre em todas as situações. 

-Desenvolve, aprende conceitos, abstrações.

-Discrimina entre as classes e generaliza intra-classes.

-Importante considerar o comportamento verbal.

1) Treino discriminativo 

2) Generalização
a) Por similaridade física (não aprendido).

b) Por função (depende das consequências).
-Começa a formular conceitos.

c) Por equivalência
-Processo prático, aprende pela lógica. 

-Testes MTS: treino com reforço e teste em extinção. 
I) reflexividade: espelho reflete o próprio estímulo. 
II) simetria.
III) transitividade: qualidade do estímulo em um contexto é transmitida para outros estímulos. 


-Regra: descrição verbal de uma contingência.

0 comentários: