sábado, 14 de fevereiro de 2015

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Resumo da aula de CHO (12/02)

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Evolução histórica da relação do homem com o trabalho

-Lewin Munford - 3 fases: eotécnica (feudalismo), paleotécnica (revolução industrial) e neotécnica (moderna).

-Era da telecomunicação: pós moderna.



Feudalismo - fase eotécnica

-Sr. Feudal X Camponeses: dependiam um do outro (relações primárias / afetivas).

-Trabalho manual: artesão. Desde a matéria prima até o final.

-Relação de troca por necessidade de sobrevivência.

-Não existia uma mobilidade social, filhos seguiam o destino dos pais.

-Influência forte da igreja católica ("o trabalho dignifica o homem").

-Palavra "trabalho": tripalium (onde os escravos eram açoitados), labore (sacrifício, atividade penosa).



Revolução industrial - fase paleotécnica

-Sistema fabril (14-18 horas por dia).

-Sem condições dignas de trabalho; crianças à idosos; 1750-1900; camponeses migraram; maior mobilidade social; ideia de livre concorrência; maior competição entre as pessoas; em tese, havia a ideia de promoção nas fábricas; capitalismo - busca pelo dinheiro; maior individualismo, o que favorece a competição; a pessoa faz parte da produção, não detém a matéria prima, o processo e o produto final (conceito de alienação de Marx).

-A ideia de competição é errônea, pois não vai necessariamente arrecadar lucro.

-As empresas passam a ideia de trabalho em equipe, mas aos poucos perceptível que, na verdade, é cada um por si.



Moderna - fase neotécnica

-1900: influência do Positivismo (conhecimento é o que é cientificamente comprovado / ciência acima de tudo / administração clássica).

-Taylor desenvolveu a teoria da administração científica (só é administração se puder ser comprovado / faz-se um estudo científico).

Elaborou 5 princípios básicos: 
1- Método único: estudo de tempos e movimentos (cronometrista avaliava o tempo de cada movimento de um funcionário no exercício da função, se fosse o ideal, os demais funcionários deveriam agir da mesma forma).

2- Treinamento: todos da empresa eram treinados para reproduzir o mesmo comportamento.

3- Seleção: por características físicas.

4- Remuneração por peça: quanto mais produzia, mais ganhava.

5- Controle gerencial: alguém para dar ordens.

-A ideia do trabalho como algo ruim, fez com que Taylor pensasse em um método para motivar: cenoura e pancada (itens 4 e 5, respectivamente). Com isso, a produção cresceu. Consequentemente, pessoas foram demitidas, pois poucos já produziam a mesma quantidade de muitos.

-Trabalho é a transformação da natureza (e de nós mesmos), não apenas o conceito capitalista (lucro).



Ford - ergonomia e função do grupo


-Pode-se controlar o trabalho individual pelo grupo (grupo como controlador social).

-Com a esteira inserida na produção, o desgaste dos funcionários seria menor e a produção, maior.

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