sábado, 4 de abril de 2015

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Resumo da aula de PCom (31/03)

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-Para desenvolver o trabalho na comunidade, proposta de fortalecimento ou potencialização.

-Fortalecimento: indivíduo e grupos controlam sua situação de vida, a partir do desenvolvimento de capacidades e recursos. Usam crítica para alcançar a transformação. Desenvolver e potencializar capacidades; obter e administrar recursos para alcançar formas de desenvolvimento e transformação para bem estar pessoal e coletivo e superação das relações de opressão, submissão e exploração. 

-Desenvolver criticidade: reflexão sobre direitos. 

-Objetivos: superar condições de vida marcadas pela desigualdade (falta de acesso); indivíduos vivem situações negativas: adquirem controle sob o entorno no qual vivem e desenvolvem recursos para as transformações para obter bem-estar coletivo e pessoal em liberdade; desenvolver ações libertadoras; marca da Psicologia Social Latino-Americana: transformação (condição de vida das pessoas).

-Processos fortalecedores: caráter coletivo e libertador.

-Centraliza o controle e o poder na comunidade e em seus membros organizados. Os atores sociais são construtores de sua realidade e das mudanças que nela ocorrem.

-Uso dos conceitos da educação popular freireana: problematização, desideologização, conscientização. 

-Desenvolvimento ou aumento da capacidade e da atividade organizadoras; o desenvolvimento das formas participativas de ação, intervenção e pesquisa; incorporação e desenvolvimento do poder político, sentimento de eficácia política e de validade psicopolítica das comunidades e das pessoas interessadas em produzir mudanças dentro delas, com a finalidade de aumentar o grau de controle que exercem sobre suas vidas e seu ambiente. 

-Desenvolver o ser-em-relação com o mundo. Ruptura com a sensação e percepção de isolamento. 

-Compreensão crítica das forças sociais e políticas que atuam em nossa vida: avaliar causas, efeitos, razões e emoções. Compreensão crítica - conscientização e ação - reflexão e ação. 

-Questionamento: o processo de fortalecimento comunitário é sempre libertador?

-Existem agentes externos (os que chegam na comunidade) e internos (os que vivem na comunidade). O que é comunidade para cada um?

-Fortalecer para que temores ou incapacidades desapareçam;

-Sensibilizar para reconhecimento de certas atividades.

-Informação e ajuda técnica em um processo reflexivo ativo para sucesso das atividades.
-Controvérsias: intervenção tem diferentes conotações; Incompreensão dos AE na concepção de Comunidade; Sobreposição dos interesses individuais sobre os coletivos por parte dos AE; Problemas com os AI: rivalidades internas, hostilidade e manipulação – não são relatados por AE.

-Atenção à família.


-Influências alienantes de origem externa: interação entre comunidade e as instituições e o ambiente: ausência de retroalimentação.

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