domingo, 27 de setembro de 2015

0

Resumo da aula de POT (15/09)

Postado em
Entrevista
-Devemos ter conduta ética na utilização de testes psicológicos (não são 100% fidedignos).
-A entrevista deve ser delongada, pois nos 30 primeiros minutos é um discurso pronto. Após isso, ocorre a espontaneidade.

Tipos
-Entrevista estruturada: possui uma estrutura a ser seguida e respostas esperadas.

-Entrevista semi estruturada: possui um tema, mas existe uma flexibilidade para o candidato se aprofundar.

-Entrevista não estruturada: livre.

-Solução de problemas: entrevista com uma situação problema que o indivíduo deve resolver.

-Entrevista sob pressão ou de stress: uma pergunta seguida da outra. Não avalia a qualidade da resposta, mas sim como a pessoa lida com este tipo de situação.

Etapas
-1° passo: planejamento (objetivo, tipo de roteiro, perfil do cargo.) É muito importante que o entrevistador conheça o currículo do candidato antes da entrevista, para, durante, realizar o aprofundamento.

-2° passo: ambiente físico (o candidato não deve aguardar na mesma sala das pessoas que estão se desligando, revistas sobre a empresa, necessidade do sigilo das informações ditas durante a entrevista) e social (rapport – discutir primeiramente sobre algum tema fora da entrevista e fazer um link).

-3° passo: investigar na entrevista tanto o conteúdo manifesto, quanto o latente (não verbal / observar as discrepâncias). Se o candidato dá respostas prontas, devemos contextualizar (trazer para a realidade, solicitar um exemplo). Para a ampliação do campo de resposta, devemos evitar a palavra “você”, pois reduz, e substituí-la por “como” ou “de que forma”.

-4° passo: fechamento (demarcar que a entrevista está encerrada e dizer os passos futuros, dando uma estimativa – prazo para resposta).

-5° passo: avaliação (a cada finalização, o entrevistador deve fazer um parecer do candidato que esteja relacionado ao cargo, a partir de suas características pessoais).


-Temas importantes para serem abordados na entrevista: vida profissional, acadêmica, familiar e social.

-À medida que aumenta a hierarquia, mais técnicas são utilizadas.


-1° treinamento que a pessoa deveria ter: introdutório ou uma integração (manual, direitos e deveres, dinâmica).

0 comentários: