sexta-feira, 13 de novembro de 2015

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Resumo da aula de PE (12/11)

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Psicogênese da língua escrita
-Letras são desenhos relacionados a um conceito/símbolo.
-Introdução e apropriação do mundo simbólico que é muito mais que um desenho. Começa pela imagem mental. Para chegar na palavra, existem caminhos/métodos, que vão dos silábicos (fônico, analítico, da frase, da palavra e do texto) até os métodos analítico-sintéticos.
-Criança não cria, e sim copia e passa de ano.
-Método silábico: ensinar letras e sílabas separadas para posteriormente formar palavras.
-Método fônico: começa pelos fonemas que a criança adquire primeiro.
-Crítica: não tem dignificado para a criança, se ela não conhecer. Fizeram cartilhas de acordo com as regiões. A criança não aprende a pensar, criticar, fica desmotivada, precisa se adaptar sem questionar
-Métodos analíticos: criança faz análise/tem visão global da palavra. A partir de uma palavra, formam outra, sem que seja apenas decorado.
-Da palavra: de uma frase, pega uma palavra para formar outras.
-Do texto: de um pequeno texto, destaca uma palavra e constrói a partir disto.
-Emília Ferreiro: para ler e escrever usa-se o raciocínio lógico. Para hipotetizar como se escrevem as palavras.
-A criança começa pela imagem (pré-silabica) e depois chega na palavra.
-1º: descobre que há um jeito certo de escrever, passa a usar uma escrita parecida com a convencional ao invés de desenhar.
-2º: descobre que cada símbolo/palavra é diferente e os separa.
-3º: descobre as letras e que usamos letras e números, então começa a misturar os dois (diferenciando desenho de letras e números).
-Silábica: junta sílabas, às vezes erra a letra.
-Silábica alfabética: cabe ao professor conflitar para gerar hipóteses.

-Alfabética: já está alfabetizada.

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