Resumo da aula de PG (07/04)
Postado em Processos Grupais
Piaget
-Piaget construiu epistemologia
genética, desenvolvimento do ciclo vital. Tem obras que trabalham a formação da
moral, que passa de encontro com o outro. Não trabalhou diretamente com os
grupos, mas sua teoria auxiliou nesse estudo.
-Com o grupo (instauração de
princípios morais e éticos), desenvolve-se a inteligência e a consciência.
-Do pensamento egocêntrico, passa a
vivência com grupo e pensamento sociocêntrico.
Bales
-Se especializou em interação
interpessoal em grupo.
-Enfocou uma análise conceitual da
interação (define o grupo como interação social) e a partir dela, deve-se
observar 4 etapas: controle
experimental (designação de tarefas, tomada de decisão pelo grupo e
desempenho de atividades), administração de sentimentos (como se
expressam de satisfação ou insatisfação, se aliviam as tensões), desenvolvimento
de integração e adaptação (se os elementos procuram se adaptar aos
fatores externos que influenciam o grupo).
Festinger
-Contribui com a teoria das
atitudes (mudança de atitude, preconceito).
-Viés da Psicologia social
psicologizante.
-O grupo leva as pessoas a
assumirem posturas e convicções.
-Dissonância (atitude que difere do grupo) ou consonância cognitiva (atitude que o grupo aceita, a tendência é
manter)
-Visão adaptativa.
-Teoria da comparação social e
facilitação social (Psicologia Social EUA).
-Atitude: comportamento que mantém uma consonância e dura um tempo,
que envolve crença, emoção e comportamento.
Bion
-Teoria da emocionalidade.
-4 emoções básicas experimentadas no grupo: combatividade, fuga,
parceria e dependência.
0 comentários: