sábado, 27 de agosto de 2016

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Resumo da aula de PC (11/08)

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-Terapia cognitiva é uma teoria breve (a curto prazo): foca os problemas e se encerra quando eles acabam. Não necessariamente durará poucos dias. Inicialmente foca na redução de sintoma.
-Abordagem estruturada: as sessões são estruturadas, há um roteiro a ser seguido. Não é aleatório, existe um plano.
-É diretiva: orientada em problema e direcionada a um foco. É feita uma verificação de humor e ponte com a sessão anterior.
-É presente: trabalha com o atual. Se aconteceu no passado, trabalha em como isto afeta o presente.
-Tem prazo limitado: vai acabar quando os problemas forem resolvidos e as metas alcançadas. Na medida que trabalha a causa, reduz o sintoma.

-Trata uma variedade de sintomas psiquiátricos.
-É fundamentada na racionalidade teórica subjacente: afeto, comportamentos determinados pela percepção.
-O sentimento não é derivado do acontecimento, mas sim da interpretação que a pessoa teve do acontecimento. De outro modo não haveria escolha, seria igual para todos, o que não é real.
-Base da teoria: humor e comportamento são derivados do nosso pensamento.
-A pessoa só fica triste quando percebe e interpreta que determinada situação a deixa triste.
-Cognições baseiam esquemas desenvolvidos a partir de experiências anteriores.
-A teoria ajuda a pensar e agir de forma mais realística/adaptativa (se adaptar melhor ao contexto). Com isso, os problemas e sintomas são reduzidos.

Primeiras etapas cognitivo-comportamentais
-Década de 1960.
-1970: primeiros textos importantes (pesquisas em universidades) sobre “modificações cognitivo-comportamentais”.
-No período intermediário ocorre um interesse pela cognição, portanto, uma aplicação para a teoria cognitiva.
-Mahoney (1977) observou a Psicologia geral passando pela revolução cognitiva (cérebro como um computador), mesmo foco teórico sendo aplicado na Psicologia clínica.
-Diferentes teóricos/profissionais introduziram interesses/perspectivas. Um contribuindo com o outro na teoria nova (chamou atenção do mundo e ganhou força).
-Gerou um grande número de modelos para mudar cognição é comportamento. A Psicologia comportamental mudava o comportamento pelo próprio comportamento, mas isto começou a apresentar lacunas. Vários teóricos diferentes, várias linhas de TCC (teoria cognitvo-comportamental) diferentes.

3 premissas fundamentais para que a teoria seja TCC
1.    Cognição afeta comportamento: é a reafirmação do modelo mediacional básico – uso da cognição para mediar acontecimento e sentimento (Mahoney, 1974). O aumento de evidências de avaliações cognitivas de eventos afeta a resposta. Essa mudança tem valor clínico. É preciso avaliar a cognição/pensamento para resposta clínica.
2.    Cognição pode ser monitorada e alterada: inconsciente não existe, podemos acessar a atividade cognitiva. Cognição é conhecida e acessada. Avaliação da cognição é o prelúdio, início, para alteração.
3.    Mudança comportamental e cognitiva desejada é efetuada pela mudança cognitiva: adoção do modelo mediacional. Aceita contingências de reforço explícito que altera comportamento (eventos externos).

-Os modelos iniciais: modificavam comportamentos e cognições, almejando uma mudança comportamental.
-Os modelos contemporâneos: TCC concentram tratamento de cognições, mudança comportamental vem depois, como uma consequência automática.

O que constitui uma TCC?
-Abordagens ideia ocorrência processos internos (cognição), eventos cognitivos podem mediar mudança cognitiva. Mudanças fisiológicas emocionais também são indicadores, particularmente quando perturbação (fisiológica, emocional), manifestação importante problema enfocado na terapia (transtorno ansioso, psicofisiológicas).

3 principais classes de TCC
1. Habilidade de enfrentamento
Externa, perceber o externo de forma diferente. Habilidade para enfrentar o ambiente externo.
2. Resolução de problemas
Técnica de reestruturação cognitiva e habilidade de enfrentamento. Maneira prática de resolver o problema.
3. Reestruturação cognitiva
Mudança resulta de perturbação que cria no pensamento, altera, modifica. Reforma no pensamento.


-Todas voltadas para diferentes graus, modificações cognitivas, não comportamental.

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