sábado, 1 de outubro de 2016

0

Resumo da aula de AHP (19/09)

Postado em
Gestalt – teoria da forma
-A Gestalt dá as técnicas.
-A Psicologia humanista é uma vertente da Psicologia que discorda da Psicanalise e comportamental, pois essas eram limitadas.
-A Fenomenologia veio da filosofia. Primeira preocupação definir quem é o ser o humano e como podemos defini-lo, compreendê-lo. Filósofos fizeram adaptações para conceituar e discutir o ser humano.
-Vertente americana humanista diz que somos mais que “doença”. Primeiramente tem que aceitar o ser humano em sua complexidade e singularidade (dificuldades, questionamentos).
-Rogers mostrou as atitudes que o terapeuta pode ter para ajudar o paciente (empatia etc.).
-Gestalt: Psicologia da forma. Olhar para o ser humano e ver como ele funciona.
-Nossa maior briga como ser humanos é: emoção X razão.
-Precisamos gerenciar bem nossas emoções (saber lidar com os sentimentos de forma saudável) para lidar com a dos outros.
-Expressão X sentimento: de que forma posso me colocar? Como fala o silêncio?
-Perls é o pai da Gestalt.

-O todo se constitui a partir da, e na relação com as partes. A situação em si é o todo, mas para ela ser a situação como é, temos que ver cada parte. Uma situação é formada por partes que se relacionam entre si, ou seja, para entender o todo, temos que ver as partes. Damos destaque/prioridade para a parte que nos chama atenção, mas as vezes essa é a parte errada, o que gera repetição.
-Nada se organiza neste todo sem um sentido, portanto, cada parte é composta de figuras que emergem em relação a um fundo. As vezes estamos muito envolvidos com uma parte e agimos de acordo com isso, o que tem um sentido. O todo é composto de partes, dou destaque de acordo com meus interesses e necessidades (chamamos isso de figura). Exemplo: criança sente falta do pai e a mãe não quer que ela o veja. Para resolver a situação, temos que ver todas as figuras e destacar uma para começar. Se não estivermos atentos, iremos focar em uma figura que não necessariamente seja a parte que precisa ser explorada (separar interesses e necessidades pessoais da situação).
-Há assim uma relação direta entre a necessidade e o comportamento da pessoa (olhamos as coisas de acordo com nossas necessidades e interesses). A figura é o que dá destaque a partir da necessidade do momento. Uma boa Gestalt ou uma Gestalt completa é consequência de uma necessidade atingida. Exemplo: vê um problema (todo) e destaca as figuras que te permitam observar a situação. Se escolher as figuras corretas, compreenderá a situação, mesmo que gere dor.
-“Levanto os olhos dos meus escritos, percebendo que estou com sede e penso em ir beber água. Vou para a cozinha, encho um copo com água, esvazio-o e volto para a minha escrivaninha. Percebo que o quarto em que estou escrevendo está fresco e ensolarado; os gatos estão brincando e o trânsito está passando do lado de fora. Tudo isso foi tão verdade há alguns minutos, como o é agora, mas até então, eu não os havia notado. Naquela ocasião, os ignorei, dando atenção, primeiramente, ao déficit de líquido em meu corpo e, depois para a torneira de agua e meu sistema manipulativo organizado em torno da água. Há muitas possibilidades em meu ambiente, mas eu me organizei em torno da minha sede, em detrimento de outras possibilidades. Eu não estava estimulado positivamente e ao acaso pelo campo; ao contrário, os meus sentidos se organizarem em torno da sede”.

Gestalt e a dinâmica psíquica
-O que nos faz reagir em determinada situação são nossas necessidades e interesses.
Premissas:
1ª premissa: a compreensão está na organização dos fatos, percepções, comportamentos ou fenômenos e não nos aspectos individuais, assim como na teoria e seus aspectos individuais, mas sua utilização. Para compreender o todo, devo partir de como organizo os fatos que dou destaque para perceber. Não é só o fato que observo, mas também a interpretação que dou para aquilo (percepções).
-“...o homem não percebe a coisa isolada e sem relação, mas as organiza no processo perceptivo como um todo significativo”.
-“Uma Gestalt é uma forma, uma configuração, o modo particular de organização das partes individuais que entram em sua composição... a natureza humana é organizada em partes ou todos, que é vivenciada pelo indivíduo nestes termos, e que só pode ser entendida como uma função das partes ou todos dos quais é feita.”.
2ª premissa: homeostase é a busca constante do equilíbrio através da necessidade de satisfação de suas necessidades. Para resolver/resgatar a homeostase, depende da consciência para organizar a ação (o que fazer para resolver a situação que está desorganizada). Possibilita a auto regulação.

Leitura recomendada: Testemunha ocular em terapia – Perls.

Leitura recomendada: Descobrindo crianças – Ocklander.

0 comentários: