quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

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Resumo da aula (12/02)

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ESTÁGIOS OU PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

SENSÓRIO MOTOR - 0 a 2 anos - a criança não dispõe da função simbólica (principalmente linguagem), não sendo, portanto, capaz de evocar as pessoas ou objetos na ausência deles;
-não tem afetividade definida, embora seja sensível aos estímulos.
-estágio mais importante.

PRÉ OPERATÓRIO ou OBJETIVO SIMBÓLICO - 2a 6/7 anos - instala-se a função simbólica, principalmente pelo uso da linguagem. Pela fala consegue reconstituir suas ações passadas e antecipar suas ações futuras;
- como seu desenvolvimento mental passa a apresentar a possibilidade de trocas entre indivíduos (socialização da ação) e de um pensamento que tem como base a linguagem interior e dos sistemas de signos (interiorização da ação);
- a afetividade apresenta significativa evolução (simpatia, antipatia, respeito, etc.)
-fase da fantasia, animismo (atribuir alma aos objetos), amigo imaginário, repetição da ação.

OPERACIONAL CONCRETO - 6/7 anos a 11/12 anos - período das operações lógicas e reversíveis.
- consegue pensar a realidade, embora precise usar como referências objetos concretos;
- apta a classificação, seriação, probabilidade, etc.

OPERAÇÕES FORMAIS OU ABSTRATAS - inicia-se com 11 a 12 anos
- capacidade de distinguir entre o real e o possível;
- usa hipóteses e raciocínio;
- pensamento se torna abstrato.
-pensa naquilo que está por vir.

-O desenho, traz em seu conteúdo a expressão do sentir e pensar de um individuo. E na criança,  tem o significado da expressão do seu desenvolvimento motor e aquisições do seu relacionamento com o meio social.

-Parte superior do papel: cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas.
-Parte inferiornecessidades físicas e materiais que pode ter a criança.
 -Lado esquerdopensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro.

 -Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual.


-Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva ou com falta de confiança.

-Os traços contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco insegura e impulsiva.
 -Uma boa preensão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá.
Cores do desenho
O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo;
o amarelo, a curiosidade e alegria de viver;
o laranja, necessidade de contato social e público, impaciência;
o azul, a paz e a tranqüilidade;
o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuição;
o negro representa o inconsciente;
o marrom, a segurança e planejamento.
• É necessário acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta de motivação.  

-Não devemos generalizar esses tipos de interpretação, pois cada criança é um mundo.

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