terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

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Resumo da aula (24/02)

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-Dar subsídios a quem vai trabalhar com a questão indígena.

-Objetivo: como está sendo discutida a questão indígena (dentro e fora da escola), como está sendo feito o material sobre o tema. Dar motivos, explicar a importância de tratar dessa temática, com isso há maior quantidade de materiais.

-Constituir a legislação própria para o Brasil. Independência, mas ainda era comandado pelos portugueses. Em 1988 foi elaborada a nova constituição, onde a comunidade indígena ganha maior espaço no país, que assume em lei a existência da diferença étnica, o que exige especificidade na educação.

-Índio foi excluído dos livros, não estavam registrados na história escrita. Agora há a necessidade de se criar material para o estudo dessa etnia, e assim incluir o índio na constituição.

-Problemas de divisão de terras, luta para apropriação da propriedade.

-Estrangeiros tinham a imagem de que só haviam índios no Brasil, o governo mudou isso e não valorizou a cultura.

-Continuamos o processo de exclusão social, muitas vezes sem mesmo perceber.

-O que diferencia pré-história da história é o surgimento da escrita. Etnohistória registrou a história dos povos que não tiveram escrita, antes mesmo dos indígenas.

-Etnohistória: arqueologia trabalhando com a história. Este conceito foi sendo modificado com o tempo, pois cada um queria estudar com sua metodologia. A etnohistória depende de várias fontes, por isso não possui autonomia.

-Repensar a história, criam modelos diferentes de fazer e estudar a história, de acordo com a visão dos pensadores e o momento em que viviam. Começam a pensar sobre as especificidades.

-Movimento francês: nova história. Começa-se a discutir a nova história indígena, que é contada por ele mesmo.

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