sexta-feira, 14 de março de 2014

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Resumo da aula (11/03)

Postado em
-Exibição de um trecho do filme “Arquitetura do Mal” que mostra a influência do comportamento.

-Slides.



-Opinião: vivência, informação, crenças / valores, imagem.

-Comportamento depende da situação social (contexto).

-Pensamento pe anterior a atitude (cognição social).

-Heurística: atalhos mentais. Métodos rápidos para chegar à conclusões.

-Atribuição da causalidade: necessidade de vivermos num mundo relativamente estável e previsível.


-Atitude: consequência direta do processo de tomada de conhecimento do ambiente social que nos circunda (crenças e cognições, carga afetiva pró ou contra). Variáveis intervenientes.

-Componente cognitivo: representação cognitiva deste objeto.

-Componente afetivo: sentimento pró ou contra um determinado objeto social.

-Componente comportamental: componente ativo, instigador de comportamentos coerentes com as cognições e os afetos relativos aos objetos atitudinais.

-Atitude não é comportamento, mas pode prevê-lo.

-Existe consistência e inconsistência nos três componentes da atitude e no comportamento.

-Comportamento é resultante de múltiplas atitudes.


Fishbein e Ajzen:

-Predizer comportamentos: atitude das pessoas, percepção do que outras pessoas esperam que ela faça e sua motivação a conformar-se a esta expectativa (norma subjetiva).

-Obrigação moral: comportamentos em situações que envolvem aspectos morais.

-Controle: capacidade de controlar o comportamento. Não podemos ter a intenção de nos comportarmos de maneira que fuja ao nosso controle.


-Valores encerram uma infinidade de atitudes.

-Allport, Vernon e Lindzey: escala para a classificação das pessoas de acordo com a importância que davam a: teoria, estética, praticabilidade, atividade social, poder e religião.

-Aprendidas através de reforço e modelagem.


-Servem para lidar com o ambiente social.

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