sábado, 29 de março de 2014

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Resumo da aula (21/03)

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-Comportamento: interação entre organismo e ambiente. Comportamento determinado: ambiente controla o comportamento.

-Controle: ambiente controla o comportamento. As mudanças no ambiente levam à mudanças no comportamento.

-Não temos a sensação de que estamos sendo controlados quando reforçados positivamente.

-Há mudanças no ambiente que não percebemos, portanto não são estímulos.

-Não existem estímulos por essência, são relativos.

-Controle aversivo: nos sentimos obrigados / fazemos algo contra nossa vontade. Se estabelece por contingências de reforço negativo, punição positiva e punição negativa.


Comportamentos que “dão certo”:

-Estuda (comportamento) → aprende (reforço positivo) → vai bem na prova (reforço a longo prazo).

-Dor (remediar ou prevenir) → remédio (comportamento negativo) → ficar sem dor (consequência).


-Punição: interrompe um comportamento.

-Reforço: modifica ou mantém um comportamento. A mentira é um comportamento reforçado negativamente.


Comportamentos que “dão errado” (punição):

-Colocar o dedo na tomada (punição positiva) → levar choque (adição de um estímulo).

-Falar ao celular dirigindo (punição negativa) → perder a saída da estrada (retirada de um estímulo).

Controle

Adição de um estímulo
Retirada de um estímulo
Consequências que aumentam a frequência do comportamento
Reforço positivo
Reforço negativo*
Consequências que diminuem a frequência do comportamento
Punição positiva*
Punição negativa*
*Controles aversivos ou coerção.


-Reforço negativo: aumenta a frequência de um comportamento pela retirada de um estímulo (evitar estímulos aversivos).

-Remediar situação / fugir de um estímulo aversivo: Fuga (S aversivo já está presente).


-Postergar / atrasar ou prevenir / evitar estímulos aversivos: Esquiva (S aversivo ainda não está presente).

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