segunda-feira, 26 de maio de 2014

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Resumo da aula (14/05)

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Normatização e padronização

Padronização: uniformidade na aplicação dos testes. Todos aplicam o teste igual.
Normatização: uniformidade na interpretação dos resultados.

-Importante comparar a pessoa ao grupo a que ela pertence.

Normatização:
1) Nível de desenvolvimento
-Idade (inteligência aumenta com a idade).
-Série escolar (não importa a idade; TDE – média e Desvio Padrão para a série que está).
-Estágio do desenvolvimento (menos usado).

2) Grupo padrão
-Percentil (classificação do sujeito no grupo).
-Z-Score (Desvio padrão – quantos DP a pessoa está distante do grupo).

3) Critério externo (ao teste)
Ex: Seleção (cargo exige algo e um teste avalia se está acima ou abaixo de algum critério externo).

Equiparação de Escores

-Resolver problemas de diferenças entre escores obtidos em formas diferentes (paralelas) de um teste. Teste diferente, mas com o mesmo nível.

1) Grupo único contrabalançado
-Dois ou mais testes (A e B) aplicados a uma amostra aleatória. Testes que avaliam a mesma coisa. Metade começa pelo teste A, metade pelo teste B (para evitar problemas de cansaço ou treinos, há essa ordem de aplicação. Deve ser feito com, no mínimo, 500 pessoas).

2) Grupos randômicos
-Aleatório. Muito usado em pesquisas, menos usado para equiparação de escores).
-Dois grupos aleatórios (as chances de representar a população são maiores que quando são pessoas escolhidas). Um grupo faz o teste A, outro grupo faz o teste B.

3) Grupos não equivalentes com teste de ancoragem
-Mais usado.
-Dois testes (A e B) aplicados em duas amostras, e nos dois têm uma parte igual (X).
-2ª parte do teste para provar se os grupos são iguais ou diferentes na mesma habilidade.

-Precisa de menos pessoas e não precisa provar que os grupos são equivalentes.

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