segunda-feira, 19 de maio de 2014

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Resumo da aula (19/05)

Postado em
Hélio Santos. A busca de um caminho para  Brasil

A introjeção do racismo e do preconceito (páginas 148/177).

*Negro introjeta contra si aspectos desfavoráveis criados pela sociedade.

*1° sociedade que discrimina o negro se supõe branco europeu (não o é); 2° essa sociedade discriminadora é marcadamente negra em termos culturais.

*Cultura negra: da forma e o conteúdo da cultura brasileira.

*Identidade: se constrói ao longo do tempo e se transforma continuamente (é na sua relação com o mundo que o sujeito vai tecendo suas referências, é a identidade que possibilita nos diferenciar dos demais). Como o sujeito é formado, como vê o mundo e como se vê.

-Supervalorizamos uma etnia e desvalorizamos outra (a nossa), com isso não criamos uma identidade, gera transtornos e baixa autoestima. Tendemos a colocar nossa nacionalidade abaixo de uma considerada melhor por ser economicamente mais favorecida. O Brasil precisa criar uma identidade nacional.


*A identidade possibilita a autoconfiança, orgulho de si mesmo, brio, segurança quanto a imagem, facilidade de expressão e sucesso pessoal. 

*Brancos não são chamados de brancos pelos não-brancos porque utilizar os termos "moreno" ou "mulato"?

*Pesquisas: negros e mulatos de mostram renda e capacitação semelhantes.

*Gilberto Freire, Sérgio de Holanda, Florestam Fernandes: discutem a mestiçagem utilizando como pano de fundo a questão da identidade nacional.

*Fundamental: não se deve negar sua condição étnica e sim buscar a sua valorização (ciente de sua riqueza).

*O Brasil inventou uma maneira própria de enfrentar a sua mestiçagem: o silêncio "ensurdecedor".

*Questão de solidariedade entre os escravos (diferentes grupos étnicos).

*Policiais agressivos: baixa auto-estima e sem identidade (rejeita seu próprio grupo étnico).

*Pesquisa revela que no campo da psicologia apenas 0,25% dos temas versão sobre a questão racial (nenhum sobre identidade racial).

*Negros pardos: ao introjetar ideias destrutivas fabricadas contra si pela sociedade sofrem desmotivação.

-UNESCO utilizar o Brasil como modelo de miscigenação propiciou capital/investimento em nossas pesquisas.

-Incorporamos diversas culturas na nossa e assim a enriquecemos (miscigenação).

-Negro e pardo estão praticamente no mesmo patamar em questão de acesso à educação e financeiramente.

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