quarta-feira, 7 de maio de 2014

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Resumo da aula (29/04)

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As minorias psicológicas

Artigos
1º - Futuro ou sobrevivência das minorias judias no Ocidente.
-Perseguição aos judeus - bode expiatório.
-Vistos como inferiores.

-Vivem sob tutela.

-Para Lewin, o problema judeu é social e há uma tolerância por parte da maioria.
-Minorias psicológicas → minoria discriminada.

-Maiorias psicológicas → minoria privilegiada.
-A maioria dos textos que estudamos de Lewin, não foram escritos por ele.
-A sociedade é constituída por grupos (homem constrói). A maioria tolera a minoria e dá alguns benefícios para "disfarçar" (cotas, aumento de salário da mulher).

2º - Educação do jovem judeu.

-Estudou os judeus e depois outros grupos (minorias).

-Grupo que dá o status social ao indivíduo (segurança).

-Grupo → acolhimento → temos necessidade. Se é instável, a pessoa se sente insegura.

-Meio familiar - campo de forças.
-Importância da criança (judeu) em saber sua condição social, saber que será discriminada.

3º - Fenômeno "ódio de si".
-Fenômeno ódio de si: negar a origem, rejeitar / não aceitar. Pode ser grupal (familiar - intrafamiliar), individual (identificação negativa, rejeição a si próprio) ou social (rejeição ao destino) e gera conflito.

Os constituintes das minorias (o que faz parte das minorias):
-Minoria é um grupo. Pode ter as estruturas: centro (preservam a tradição) ou periférica (saindo da tradição, são chamadas para mantê-la.

-Forças centrípedas: voltam / mantém a tradição.

-Forças centrífugas: afastam / querem ir para uma maioria psicológica, da qual nunca farão parte, mas têm a ilusão.

-Grupo integrado se mantém. Quando não-integrado, tende a se dissolver.

-Emancipação: garante a independência /  direitos garantidos.

-Assimilação: perde direitos do grupo / se mistura com o grupo. Ex: adolescente (imaturo, rebelde, não aceitador).

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