quinta-feira, 16 de outubro de 2014

0

Resumo da aula de PC (14/10)

Postado em
-Correção da prova.

/-/-/-/

O que é comportamento?
-Tudo que um organismo vivo faz.

-É importante diferenciar comportamentos de produtos do comportamento (consequências). Exemplo: fazer regime (comportamento) X emagrecer (produto do comportamento).

I) Comportamentos públicos/abertos/manifestos
-Outras pessoas podem observar sem o uso de instrumentos especiais.

II) Comportamentos encobertos/privados
-Observáveis apenas para o próprio sujeito que se comporta, sem o uso de instrumentos especiais (subjetivos).

Dimensões do comportamento
-Intensidade, duração, frequência. 


Rótulos
-Termo usado pasa resumir (descrever de maneira rápida) um padrão comportamental. 

1) São úteis em algumas situações.

2) Têm problemas no seu uso: 
a) Confundir o rótulo com a explicação / com a causa do comportamento (pseudo explicação).

b) Afetam negativamente as pessoas, fixando comportamentos que não são fixos.

c) Concentram a atenção no problema, esquecendo do resto.

d) Tratam como se todos sob o mesmo rótulo fossem iguais (esquecem a diferença entre forma e função).

-Behaviorismo se preocupa com a função. 

-Trabalhamos em termos de déficits ou excessos comportamentais.

-Déficits: diminui a frequência do comportamento (falha de repertório - modelagem; controle aversivo, punições para aquele comportamento; outro comportamento concorrente em alta frequência).

-Excessos: aumenta a frequência do comportamento (reforço).

0 comentários: