terça-feira, 18 de novembro de 2014

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Resumo da aula de PC (18/11)

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Revisão

-Objetivo da Psicologia: entender o comportamento (objeto de estudo).

1) O que é comportamento? 
Toda e qualquer interação entre um organismo vivo e o ambiente (tudo que um organismo vivo faz).

-É importante diferenciar comportamento de produto do comportamento

a) Encoberto (privado)
-Dentro da pele. Observáveis apenas por quem se comporta, outras pessoas necessitam de instrumentos.

b) Públicos (abertos)
-Observáveis por outros sem o uso de instrumentos especiais.


-Rótulos: resumo de um padrão comportamental. Nome que usamos para falar de um conjunto de comportamentos. Importante entender a razão de uma pessoa receber um rótulo.

-Para entender o comportamento, utilizamos a análise funcional: o comportamento é determinado pelo ambiente, devemos observar que mudanças no ambiente mantém ou modificam um comportamento. Em função de que eventos ambientais o comportamento ocorre?

1) Respondente: estímulos antecedentes que eliciam comportamentos. Condicionamento respondente (aprender novos reflexos baseados em outros), sentimentos. 

2) Operante: comportamentos voluntários aprendidos e modelados pelas consequências. Reforço positivo e negativo (aumentam a frequência do comportamento - excessos comportamentais) e punição positiva e negativa (diminuem a frequência do comportamento - deficits comportamentais). Reforço negativo: fuga e esquiva, punição negativa: castigo e extinção.

-Primeira pergunta: verificar se é excesso ou deficit.
-Excesso: é respondente? É reforçado?

-Comportamentos reforçados são mais comuns em clínica. 

a) Reforço positivo social (outras pessoas dão consequências - atenção)
b) Reforço sensorial interno (coceira, masturbação).
c) Reforço sensorial externo.
d) Reforço negativo social (fuga e esquiva).

Se o problema for respondente:
-Mudar o estímulo eliciador.
-Contracondicionamento.

Se o problema for reforçado: -Posso mudar as consequências? Se sim, utilizar o DRO (reforço diferencial para outros comportamentos). É um problema de contexto (antecedente)? Posso mudar o contexto? Fazer um treino discriminativo e instalar concorrentes. 

-Deficit: provavelmente tem contingência de punição, o psicólogo deve observar a falta de repertório da pessoa para fazer uma modelagem com reforço positivo. 



Resumo

-Observar o comportamento (deficit ou excesso).

-Observar as consequências (reforço ou punição).

-Observar os antecedentes (respondente, contexto sd ou sdelta).

-Criar hipóteses

-Testar hipóteses (mudar antecedentes e consequências e observar se o comportamento muda).


- Comportamento verbal é comportamento operante 》 controlado pelas consequências essencialmente sociais (mediada por outras pessoas / ouvintes).

-Aprendemos conceitos por generalização intra-classes e discriminação entre classes, e formamos classes de estímulos por equivalência (estímulos arbitrários).


Regras
-São um tipo especial de estímulo discriminativo.

-S (regra) 》R (seguir regra) 》Sreforçador (reforço).

-Seguir regras é aprendido ao ser reforçado por seguí-las ou ser punido por não seguí-las.

-Podem ajudar/facilitar a vida:
-Podemos aprender com a experiência dos outros e mudar o comportamento mais rapidamente.

-Mas pode dar problemas ao diminuir o contato com as contingências.

-Quando as regras são úteis. 

-Regras para regras eficazes e não eficazes.


Leitura: Página 339, capítulo 22 (Livro: Modificação de comportamento).

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