sábado, 11 de abril de 2015

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Resumão: Educação Inclusiva

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Educação Inclusiva

A construção do estigma

-Normal: moda estatística, anatômico-funcional, tipo ideal (protótipo).

-Mecanismos de defesa para manutenção do equilíbrio intrapsíquico por uma fonte de insegurança: ataque (liquidar a ameaça – sacrifício na idade antiga), fuga (abandono direto ou indireto – negar amor) ou superproteção (contrário de afeto).

-Esses mecanismos podem ocorrer por atenuação (poderia ser pior), compensação ou simulação.

-Preconceito: ideia / sentimento.

-Discriminação: generalização / atitude.

-Declaração de Salamanca é escrita e assinada por 88 governos e possui princípios, políticos e práticas para a educação inclusiva.

-Escolas regulares com orientação inclusiva são meios eficazes para combater discriminações, a partir da criação de comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.

-Aceitar as diferenças: a aprendizagem deve adaptar-se às necessidades de cada criança.

-Incluir significa: abranger (presença), inserir (participação) e implicar (desenvolvimento).

-Transtornos funcionais: TDAH, dislexia. 

-Relações étnico raciais/gênero: homossexualismo, mulher, adolescente em conflito com a lei.


Os fundamentos da educação inclusiva

1. Acessibilidade atitudinal: aceitação das diferenças. 

2. Acessibilidade física, instrumental e comunicacional.

3. Acessibilidade curricular. 

4. Por uma nova pedagogia: sentido da aprendizagem, diversificação de estratégias.

5. Formação do professor. 

6. Avaliação. 

7. Gestão voltada à criação de múltiplos espaços de aprendizagem. 

8. Relação escola X família. 

9. Atendimento educação especial (AEE).

Questionário de estudo

1)         Expor a adequação necessária para o ensino do aluno com deficiência visual.
Locomoção; material; fala clara; descrever o que escreve na lousa; não excluir do grupo.

2)         Explicar a necessidade de observação dos alunos com NEE para a programação das aulas.
Necessidade de intérprete; observar se é de nascença ou não; necessidade de um auxiliar para escrever; professor deve ficar atento se o aluno está indo bem e quais adaptações serão necessárias para melhorar; pensar no que pode fazer para o aluno se desenvolver.

3)         Explicar as principais determinações da Declaração de Salamanca.
Formação do professor; (slide: fundamentos da educação inclusiva); todas as crianças podem e devem estar na escola; devem ser disponíveis de acessibilidade física, atitudinal, visual; recursos da educação especial devem conter na educação regular (contra turno entre professor e auxiliar à AEE à sala de recursos especiais à não precisa ser em toda escola, mas tem que ser próximo); escolas especiais viraram centros de atendimento educacional especializado (CAEE).

4)         Explicar as ações didáticas para sensibilização dos alunos quanto a diversidade.
Escola deve abordar os assuntos (histórias, filmes, palestras). Primeiro a criança tem que identificar quem é e perceber que o outro é igual. O professor tem que ouvir: qualquer situação pode ser educativa.

5)         Relacionar as formas do atendimento da pessoa com deficiência ao longo da história (eliminação – institucionalização – inclusão).
Dependendo da cultura, eram mortas por não corresponderem ao ideal de ser humano da época (abandonadas ou mortas - eliminação) à foram colocadas em silos/hospitais (institucionalização) à integração à inclusão.

6)         Explicar as ações didáticas quanto às relações de gênero.
Respeitar as relações de gênero; orientação aos pais; (resposta 4).

7)         Expor as ações didáticas quanto à deficiência auditiva.
8)         Explicar as ações do gestor para organizar a escola em função da diversidade dos alunos.

9)         Analisar o preconceito e a discriminação na sociedade, a partir do estudo da Lígia Amaral (normal – desvio – estigma) e falar do trabalho que você fez.


10)      Analisar a situação educacional a partir da legislação.

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