domingo, 2 de outubro de 2016

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Resumo da aula de PC (29/09)

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-Psicologia cognitiva foi criada para focar na depressão.
-Pesquisas revelam que tratamento com TC e medicação é mais eficaz e rápido. Melhora o quadro.
-TC com premissa de comportamento/emoção, forma como pessoa estrutura o mundo de acordo com suas cognições.

Depressão: transtorno do humor
-Principais sintomas: tristeza, perda de interesse/prazer (nível de serotonina baixo), sensação de vazio, apatia, falta de energia.
-Associado a isso, podem surgir sentimento de culpa, pensamentos negativos (fardo para a família).
-O pensamento automático vem em forma de dúvida e temos que colocar em afirmativa para pegar o real sentido.
-Indivíduos deprimidos podem tornar-se irritados, ansiosos, excessivamente críticos consigo mesmos.
-Sintomas somáticos podem incluir: insônia, perda de peso, concentração reduzida, retardo psicomotor, baixa libido.
-Aumento da desesperança pode levar a pensamentos suicidas.
-Pesquisas revelam tratamento com terapia cognitiva e medicação. Mais eficaz e mais rápido para melhora/remissão do quadro.
-Para prevenção de recaída, a terapia cognitiva é mais eficaz com tratamento medicamentoso.

Modelo cognitivo da depressão
-Terapia cognitiva tem a premissa de comportamento/emoção determinados, grande parte, pela forma como a pessoa estrutura o mundo de acordo com suas cognições.

-O modelo cognitivo Beck pressupõe 2 elementos básicos para a depressão:
1. Tríade cognitiva: tendência a possui uma visão negativa de si mesmo (inadequada, doente, incapaz, carente, fraca...).
-Visão negativa do mundo/presente: não percebe valor das atividades realizadas, relações estabelecidas, vê mundo fazendo exigências exageradas de si, obstáculos insuperáveis de atingir metas).
-Visão negativa de futuro: não acredita que situação possa melhorar, mudar e evita fazer planos.
2. Distorções cognitivas: erros sistemáticos na forma de perceber e processar informações.
-Beck: na depressão, essas distorções caracterizam forma absolutista, moralista, invariante, irreversível. Beck começou a investigar o conteúdo dessas distorções. Conclusões:
a) Inferência arbitrária: sem evidência para sustentar; tirar conclusões sem base para sustentar a ideia; conclusões tiradas sem evidências reais.
b) Abstração seletiva: abstração de detalhe do contexto global sem considerar outros fatores; pegar só a parte que interessa.
c) Supergeneralização: estabelecer regras/conclusões gerais baseadas em um ou mais incidentes isolados. Aplicação de conceito indiscriminadamente a situações relacionadas ou não; pegar um fato isolado e supergeneraliza.
d) Maximização e minimização: difícil avaliar significado e magnitude do evento (negativo maior e positivo menor). Dificuldades de avaliar graus da situação.
e) Personalização: relaciona eventos externos a si, mesmo sem base de estabelecer relações.
f) Classificação dicotômica: pensar termos mais extremos. Tudo ou nada. Pensamento polarizado.

Estrutura das sessões
-Nas primeiras sessões, realiza avaliação de caso: conceituação cognitiva.
-Ensina paciente a observar os PAs, identificar e corrigi-los. Diminui os sintomas, pois PA é mantenedor deles.
-Utiliza-se situações trazidas pelo paciente e entre sessões.
-RPD: dois estágios. Coluna de 1 a 3 (pacientes iniciantes), outras colunas somente depois de familiarizado.
-Após identificar PA, fazer as 6 perguntas.

Técnicas comportamentais
-Agendamento de tarefas: anota diariamente o que fará durante o dia. De preferência de hora em hora.

-Domínio e prazer: eventos com pouca gratificação resulta em pensamentos negativos. Domínio – sentimento de realização. Prazer - sentimentos agradáveis associados a atividade.

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