sábado, 7 de novembro de 2015
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-Paradigmas: mecanicista (simplista, positivista, ciência
acima de tudo, Taylor, seleção, treinamento, máquina com mais valor que o ser
humano) passa para sistêmico (mais complexo, transformações sociais levaram à
isso, ciências evoluindo – década de 80/90 ocorre uma maior complexidade com o
avanço da tecnologia nas comunicações – implicações nas relações sociais).
-Psicologo nas organizações: deve considerar isso.
-Reestruturação competitiva, local e horários flexíveis de
trabalho (trabalhamos quase em horário integral).
-Maior objeto de estudo da Psicologia do trabalho: relações
sociais (valores, culturas que permeiam) e não o funcionário ou patrão.
-Psicólogo não saí da universidade preparado, precisa
conhecer sobre o mercado, comércio, organização, indústria (necessário
inquietude e busca por conhecer o mercado na universidade).
-Estamos caminhando para trabalhar com um papel estratégico
(influenciar nas decisões) e de acessória (staff). Cuidado para não ser “leva e
traz”, deve ser neutro (maior dificuldade). Mais difícil para o consultor
interno, do que para o externo (tem um distanciamento).
-Psicológo com objetivo de avaliar o que está interrompendo
na relação funcionário e patrão (reaproximar). Não temos que esperar que os
gestores saibam nosso papel, mas sim demonstrar qual é (de forma transparente).
-Evolução do papel do psicólogo: mecanicista (psicólogo
industrial), sistêmica (psicólogo organizacional) e complexidade (psicólogo do
trabalho).
-Subcampos: gestão de pessoas, Psicologia organizacional (liderança,
comunicação), Psicologia do trabalho.
-Importante ver o conflito gerado pela diversidade de
gerações, papel da mulher, preconceito, longevidade.
-Psicólogo precisa ter resiliência. Não existe resposta
pronta, temos que refletir junto. Outros desafios: estágios, consultoria,
pensar estrategicamente sobre as técnicas.
-Violência atrelada à diversidade.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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